Cervejas artesanais na rota das franquias

Cotidiano Fábio Cardoso

Em rota ascendente nos últimos cinco anos, o mercado de cervejas artesanais avançou mais de 120%, no ano passado. O aumento da procura do produto é notável! De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), o crescimento estimado em vendas do segmento é de 25% a 30%, para 2019. Prevendo esse movimento, a MBF, empresa que atua no segmento de consultoria, com posicionamento em negócios como implantação de microcervejarias, fast-food, bares e restaurantes, através do mercado de cerveja artesanal, torna-se solução para as marcas que querem expandir para o universo das franquias.

A inovação é uma das características do negócio e o crescimento do consumo das artesanais, no Brasil, abre uma ampla possibilidade para o universo das franquias. Unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. Além disso, investir em franquias de bares e abrir uma unidade pronta para operar, pode ser mais simples do que se imagina. “A MBF é uma plataforma franqueadora para marcas próprias, proporcionando desde o conceito até os formatos de franquia. Isso tudo é inédito. Apostar nesse segmento é ter um prato cheio para bons negócios”, assegura um dos sócios da MBF e diretor regional NE da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Leonardo Lamartine.

Um dos pontos de destaque de atuação da MBF é o modelo para bares e restaurante. Agora, todo e qualquer bar ou restaurante poderá fabricar sua própria cerveja. Além disso, as marcas de cervejas artesanais Brasil afora, que desejam expandir negócios. “Através da MBF, qualquer bar ou restaurante passa a ter a possibilidade de fabricar e vender sua própria cerveja, de maneira fácil e simples, e o melhor, aumentando sua margem de lucro, além de uma qualidade espetacular. É a democracia da cerveja”, aponta o outro sócio da MBF, Jadir Rocha.

Uma franquia garante maior alcance de lucro e retorno financeiro, se comparado a uma empresa ou bar comum. De acordo com um estudo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em matéria publicada no Porta do Franchising, 23% das empresas brasileiras encerram suas operações após dois anos de funcionamento. Entre as franquias, no entanto, o índice é de apenas 5%, segundo avaliação da ABF.

A explicação é simples. Os modelos de negócio de franquia já foram testados e ganharam maturidade, criando assim uma “receita” de sucesso. Essa “receita” é replicada em locais ou pontos comerciais onde os índices mercadológicos são semelhantes ao que já obtiveram êxito, aumentando as chances do negócio alcançar resultados lucrativos. E no que depender do mercado de alimentação e bebidas, onde as franquias de bares estão inseridas, esses resultados devem mesmo acontecer.

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