Vale dos Dinossauros passa por reformas e será ampliado

Destaque Paraíba

O Vale dos Dinossauros instalado em Sousa, a 430 Km de João Pessoa, está passando por mais uma etapa de reformas e ampliação. Com investimento de R$ 2 milhões – que conta com a parceria da Prefeitura, Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal, e apoio do Governo do Estado -, as obras compreendem ampliação do Museu, onde irão funcionar salas para exposição de acervos, biblioteca, auditório com capacidade para 168 pessoas, lanchonete, e ainda salas para administração. O projeto ainda prevê a pavimentação do acesso ao Vale.

De acordo com Alesçandra Mariz, gestora do Parque, ainda não há uma previsão para a inauguração desses benefícios. “O objeto do projeto contempla a melhoria da infraestrutura turística no Vale dos Dinossauros e a pavimentação de acesso e modernização e ampliação do prédio”, apontou a executiva.

Apesar das obras, o Parque encontra-se funcionando normalmente de terça-feira a domingo das 8h às 17h, inclusive aos feriados. A gestora afirma que diariamente é registrado um número muito bom de visitantes, em especial, nos finais de semana. A maioria é estudante de escolas públicas e privadas de Sousa e de regiões mais próximas, como Ceará, Rio Grande do Norte e até Pernambuco, além de estudantes de Paleontologia do Rio de Janeiro, que a cada três meses visita o local.

Alesçandra Mariz afirma que já registrou a visita de turistas de várias localidades do país, a exemplo de São Paulo, Brasília e Curitiba. “Na maioria das vezes veem à cidade visitar seus parentes e voltam para passar pela Unidade de Conservação.

No Parque, há dois guias, que fazem toda parte de acompanhamento, desde o Museu, onde se encontram alguns acervos e a parte das trilhas, e nas áreas onde estão as pegadas.

A gestora revela que já está em exposição um osso de dinossauro encontrado recentemente. É o fóssil do dinossauro da família titanossautidae, batizado como o Sousatitan, que encontra-se exposto no Museu.

“De certa forma o Vale dos Dinossauros contribui com a economia local. “Percebe-se que poderia ter um impacto maior, mais vejo isso como uma falta de interesse do setor privado. Podemos ver hoje em dia várias réplicas de dinossauros espalhadas por toda a cidade. Há incentivo da Prefeitura de Sousa, mas acho que os comerciantes deveriam abraçar mais, incentivando a visitação e a permanência dos turistas na cidade, pois sabemos que o turismo só acontece se todos se unirem na causa.”

Fábio Cardoso – Fotos: João Costa