Estaleiro de Lucena (PB) vira projeto de interesse nacional

Destaque Paraíba

O projeto de instalação do estaleiro de reparos de navios na cidade de Lucena, litoral Norte da Paraíba, foi inserido no portfólio do Governo Federal como de interesse nacional. Esse foi um dos resultados de uma série de reuniões que uma comitiva liderada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, manteve, nesta quarta-feira (28), em Brasília, com os ministros Marcos César Pontes (Ciência e Tecnologia) e Paulo Guedes (Economia) e com o embaixador Norberto Moretti (secretário de Política Comercial e Econômica do Itamaraty).

Durante a reunião, o projeto de construção do estaleiro foi apresentado pela equipe paraibana, que contou com a participação dos investidores David Saginaw (Diretor Comercial da McQuilling); Chen Yong (presidente da IMC YY), Hailing Wang (diretora da IMC YY), Fernando Faria (vice-presidente da KPMG Brasil); e Gustavo Braga (representante da McQuilling na Paraíba).

Um dos mais entusiasmados pelo projeto foi o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo a reportagem apurou, ele afirmou que o projeto era muito importante para o país, e que contempla um investimento amplo que o governo pretende desenvolver no sistema de cabotagem. Guedes disse ao governador que dará todo apoio necessário para a concretização do projeto, dentro da legalidade.

Na oportunidade, Azevêdo foi convidado a integrar uma comitiva de empresários brasileiros que participará de um seminário de negócios na China, no final de outubro, e que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro e vários ministros. “O projeto do estaleiro de reparo naval é um âncora, que inclui ainda Porto Cabedelo, Pesca, Ciência e Tecnologia, Produção Agrícola e Educação”, pontuou Roberto Braga, diretor da RB Consultores Associados.

Braga, que representa a McQuilling na Paraíba, afirmou que a previsão é de que a construção comece no início de 2020. O equipamento será o primeiro do Atlântico Sul com capacidade para atender navios de médio e grande portes e realizar manutenção de leme e eixo – serviços estes realizados por poucos estaleiros no mundo.

“O projeto já possui licença ambiental e a próxima etapa será o detalhamento da parte de engenharia e esperamos que, 24 meses após o início das obras, já tenhamos o primeiro navio a ser reparado em Lucena”, afirmou Azevêdo.

Ainda de acordo com o governador, o empreendimento irá viabilizar a implantação de um Distrito Industrial na região. “Nós estamos planejando, em parceria com a prefeitura de Lucena, a instalação de um Distrito Industrial para atrair as empresas que farão o serviço complementar ao trabalho do estaleiro, o que irá gerar muitos empregos”, explicou.

O empreendimento já conta com financiamento de R$ 1,2 bilhão, apoiados pelo Fundo de Marinha Mercante, e R$ 800 milhões pelo Banco do Nordeste. A estimativa da McQuilling é de que a construção do equipamento demande a contração de três mil trabalhadores. Quando tive em plena operação, vai requer outros 1.500 funcionários. Além da geração de emprego, um empreendimento dessa natureza exige a instalação de outras 16 atividades, pois boa parte das operações de um estaleiro é realizada por terceirização.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez uma avaliação positiva dos encontros realizados na Capital Federal. “Foram três audiências extremamente produtivas e tivemos a oportunidade de, juntamente com as empresas IMC YY e McQuilling, apresentar um projeto redentor para toda a região e importante para o Brasil. A partir de agora, nós estamos sinalizando para os investidores e para o mundo que essa é uma ação que ultrapassa os limites da Paraíba e tem o interesse do Governo Federal no sentido de fazer com que esse empreendimento saia, definitivamente, do papel e possa surtir os efeitos esperados na economia do Estado, do Nordeste e do país”, pontuou.

Ainda de acordo com o governador, o empreendimento irá viabilizar a implantação de um Distrito Industrial na região. “Um estaleiro como esse faz a recuperação da estrutura macro de um navio, entretanto, nós estamos planejando, em parceria com a prefeitura de Lucena, a instalação de um Distrito Industrial para atrair as empresas que farão o serviço complementar ao trabalho do estaleiro, o que irá gerar muitos empregos”, explicou.

A vice-governadora Lígia Feliciano, o senador Veneziano Vital do Rêgo, os deputados federais Efraim Filho, Hugo Motta e Wilson Santiago, o deputado estadual Trocolli Júnior e o prefeito de Lucena, Marcelo Mendonça, acompanharam o governador nas agendas em Brasília.

Ainda participaram dos encontros Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Gilmar Martins (secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Maria Suely Santiago (secretária de Representação Institucional); Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional); José Maria Garcia (Secretário Desenvolvimento); Fábio Andrade (procurador-geral do Estado) e Gilmara Temóteo (presidente da Docas).

Fábio Cardoso, com Secom Paraíba