Chile é eleito pela quinta vez o melhor país para Turismo de Aventura da América do Sul

Destaque Mundo

Chile mais uma vez apareceu como um dos principais destaques da edição da América Latina da premiação World Travel Awards (WTA) 2019, também conhecida como o “Oscar do Turismo”.. Pela quinta vez consecutiva, o país andino foi eleito o “Melhor Destino de Viagem de Aventura da América do Sul”. A classificação o posiciona como um dos favoritos para vencer, novamente, o prêmio de melhor destino de aventura de todo o planeta – mesmo reconhecimento que obteve em 2016, 2017 e 2018.

O protagonismo do Chile não parou por aí. O território chileno foi eleito pela primeira vez o “Melhor Destino de Natureza” sul-americano, enquanto o Deserto do Atacama venceu, pelo segundo ano consecutivo, como o “Melhor Destino Romântico” para o continente, superando lugares como Cartagena das Índias, Buenos Aires, Galápagos e Rio de Janeiro.

As condecorações foram entregues durante a 26ª edição dos World Travel Awards na edição latino-americana, realizada no último sábado (13) em La Paz, na Bolívia. Representando o Chile esteviveram a subsecretária do Turismo, Mónica Zalaquett, e a diretora nacional do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile), Andrea Wolleter.

“Este prêmio confirma o crescente reconhecimento de que nosso país está tendo internacionalmente como uma potência turística, que é devido tanto às nossas muitas atrações, quanto aos esforços do nosso governo para atrair mais visitantes todos os dias”, destacou Mônica Zalaquett, que lembra que o Turismo é, atualmente, “nosso sexto maior item de exportação de bens, contribuindo com 3,3% do PIB do Chile”, tendo recebido mais de 5,7 milhões de estrangeiros em 2018.

5 DESTINOS DE AVENTURA PARA CONHECER NO CHILE

ATACAMA

Febre dos últimos anos entre os brasileiros, o deserto do Atacama é um dos principais exemplos da diversidade geográfica que faz do Chile um país tão rico na oferta de Turismo de aventura e natureza. Não perca as clássicas paisagens “marcianas” do Vale de La Luna e Vale de La Muerte, passeio mais tradicional e com visuais de tirar o fôlego com seu terreno rochoso laranja-avermelhado. Vale fazer os curiosos passeios da Laguna Cejar (tão salgada que você mergulha mas nunca afunda!) e dos Gêiseres del Tatio, que desde o começo da manhã soltam poderosas rajadas de vapor vindas do interior da Terra. Encerre com o passeio das Piedras Rojas e das Lagunas Altiplânicas, com lagos de um azul tão cristalino que formam verdadeiros espelhos d’água – no fundo, belíssimas montanhas nevadas completam o cenário.

HUILO HUILO

Para os amantes de florestas, rios e cachoeiras, uma ótima pedida é Huilo Huilo, reserva ambiental localizada a pouco mais de 120km de Pucón. O ponto alto do destino são suas trilhas, com destaque para o trajeto de 90 minutos que leva para as cachoeiras Salto Huilo Huilo, com uma queda de 40 metros em um belo lago encravado na floresta, e Salto El Puma, de 30 metros – o mirante de lá oferece ainda uma vista privilegiada do Rio Fuy, que corta a mata fechada da reserva. Para os mais aventureiros, vale fazer o trekking do vulcão Mocho-Choshuenco, a 2.430 metros de altura e de onde você terá a melhor vista dos bosques e demais montanhas ao redor. Cavalgadas, montain bike e até rafting e caiaque no Rio Fuy são outras opções para quem curte atividades esportivas ao ar livre.

FUTALEUFÚ

Localizado na região dos Lagos do Chile, em meio à Cordilheira dos Andes, Futaleufú significa “Rio Grande” no idioma dos Mapuches (povo indígena que habita o sul do país). E o rio faz juz ao nome: o local é considerado um paraíso para esportes de aventura em rios, sendo considerado um dos melhores do mundo para a prática de rafting e caiaque. Para quem prefere atividades mais tranquilas, existem trilhas ou rotas de bike na Reserva Nacional de Futaleufú, onde você pode dar a sorte de se deparar com um Huemul, animal em ameaça de extinção e um dos símbolos do Chile, figurando no brasão do país.

PARQUE NACIONAL PAN DE AZÚCAR

Dividido entre as regiões de Atacama e Antofagasta, o Parque Nacional Pán de Azúcar é uma jóia ainda a ser descoberta pelos brasileiros. São 40 mil hectares de área desértica com a peculiaridade de contornar o Oceano Pacífico, oferecendo praias com uma vista única: o forte azul do mar contrastando com as montanhas rochosas do deserto. Lá a pedida são os trekkings e as rotas radicais de montain bike – no caminho pode encontrar ainda grandes famílias dos pinguins de Humbolt. Já para quem gosta de mergulhar a melhor opção é visitar a Playa Branca e a Playa Los Piqueros, onde podem, além de descobrir a rica vinha marinha local, conhecer antigas embarcações que naufragaram na costa do parque.

CAJÓN DEL MAIPO

Um alívio para a vida urbana de Santiago é o cânion de Cajón del Maipo, localizado dentro da região metropolitana da cidade. As opções de esportes por lá são inúmeras, indo das mais radicais, como bungee jump, rafting e tirolesa, até opções tranquilas como trekking e cavalgadas. Na Cascada de Las Ánimas, por exemplo, você faz uma trilha até duas enormes cachoeiras antes de se aventurar no canopy do local, uma tirolesa que te leva para um voo a 60km/h sobre o Rio Maipo. Lá você também podem fazer uma cavalgada no meio dos Andes, curtindo as montanhas e aproveitando belos mirantes de toda a região.

Vote!

O World Travel Awards busca promover e desenvolver a indústria de viagens e turismo global, premiando a excelência e diversidade de sua oferta, fazendo com que os vencedores desses prêmios adquiram uma prestigiada exposição internacionalmente.

A expectativa é que o Chile entre na edição mundial da premiação para tentar, pelo quarto ano consecutivo, ser reconhecido como o “Melhor Destino de Turismo de Aventura” do mundo. A votação começa no dia 12 de setembro e ficará aberta até o dia 20 de outubro, neste site: https://bit.ly/29Ds2x2

Assessoria de Imprensa