Duas mil pessoas prestigiam abertura do Circuito Som nas Pedras em Juru

Destaque Paraíba

Com um público estimado em mais de duas mil pessoas, a abertura do Circuito Som nas Pedras, realizada no sábado (31), no município de Juru, foi considerada um sucesso pela organização do Projeto, que tem como objetivo fortalecer o turismo regional e valorizar a cultura de municípios do Sertão e Cariri do Estado. O próximo município a receber o Circuito Som das Pedras será Matureia, neste sábado (7). Entre as atrações estão Escurinho e músicos do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).

O Circuito Som nas Pedras contemplará, além de Juru e Matureia, ainda outros oito municípios: Monteiro, Teixeira, Princesa Isabel, Congo, Cabaceiras, Serra Grande, Queimadas e Boqueirão. O Projeto é uma realização das prefeituras destes municípios em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Sebrae, além da iniciativa privada.

O secretário executivo de Estado da Cultura, Milton Dornellas, comemorou o sucesso da abertura do Circuito Som nas Pedras, destacando as potencialidades dos municípios contemplados pelo Projeto. “São municípios de grandes belezas naturais, como um pôr-do-sol lindo, e uma cadeia produtiva muito bem estruturada. É preciso desenvolver todo o potencial que esses municípios têm, e esse apoio será dado pelo Governo do Estado”, comentou.

“Queremos mostrar toda a potencialidade que esses municípios têm, promovendo uma nova rota de turismo e desenvolvimento para essas regiões, beneficiando o Estado como um todo”, prosseguiu Milton Dornellas, exemplificando o que já acontece com o Circuito Caminhos do Frio, que engloba cidades do Brejo paraibano. “Para a edição 2020 do Circuito Som das Pedras, a expectativa é que dobre o número de municípios desta edição, haja vista o número de interessados que já temos em participar do Projeto”, acrescentou.

Circuito Som nas Pedras – O Som nas Pedras surgiu em 2016, a partir de uma ideia da Rota Cariri Cultural, com a implantação da Rota na cidade de Monteiro, articulada pelo Sebrae Paraíba, a prefeitura municipal da cidade e empreendedores locais, na Pedra dos Índios. A coordenação do projeto, na época, era da produtora cultural Josivane Caiano, que cedeu a utilização do nome e da realização do evento ao Governo da Paraíba.

Confira a programação desta edição:
– Matureia – 7 de setembro
– Monteiro (Lajedo das Moças) – 21 de setembro;
– Teixeira (Pedra do Tendó) – 28 de setembro;
– Princesa Isabel (Pedra do Guiné) – 5 de outubro;
– Congo (Lajedo da Barriguda) – 12 de outubro;
– Cabaceiras (Lajedo Samambaia) – 26 de outubro;
– Serra Grande (Lajedo da Paixão) – 9 de novembro;
– Queimadas (Caverna da Loca/Pedra do Vento) – 16 de novembro;
– Boqueirão (Lajedo do Marinho) – 23 de novembro.

Secom Paraíba