Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos conta com palestrantes nacionais e internacionais

Destaque Eventos Paraíba

Estimular a criatividade e a colaboração dentro dos negócios, como forma de promover uma economia da abundância em oposição à da escassez. Essa é a proposta da economia criativa, que será debatida durante a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC 2019).

Para fomentar o tema, o evento conta com uma programação de palestras sobre moda, artesanato, arquitetura, gestão cultural, design, música, dança, empreendedorismo, arte cênica e museus, além de conferencistas reconhecidos em todo o mundo.

A FINCC será realizada de 25 a 28 de setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e deverá reunir empreendedores, expositores e estudiosos nacionais e internacionais para discutir a temática.

Na oportunidade, os participantes poderão conferir discussões fundamentais para entender a influência das novas economias em cada uma das áreas envolvidas. As conferências tem início às 15h. Na quarta-feira (25), o renomado estilista Ronaldo Fraga, inicia a programação com a palestra “Moda Além da Roupa”, além da pioneira em Economia Criativa no Brasil, Lala Deheinzelin, que ministra o tema “2029, Paraíba – Maior Êxito de Negócios Criativos e Colaborativos. Como?”.

Na quinta-feira (26), haverá ainda seis palestras. Entre as mais esperadas, estão “Cidades Criativas Criam Oportunidades, Atraem Investimentos e Geram Desenvolvimento com Inclusão”, com Jorge Edson Garcia, coordenador-geral de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cidadania, “Vantagem Colaborativa: Quando 1 + 1 > 2”, ministrada por Rosa Alegria, pioneira, no Brasil, em Foresight Estratégico, e “Buenos Aires Cidade Unesco do Design” com Analia Cervini, diretora do Programa das Indústrias Criativas da Cidade de Buenos Aires (Argentina).

Na sexta-feira (27), as palestras “Centros Criativos e Colaborativos como Alavancas de Desenvolvimento de Cidades”, com Fernando Garcia, idealizador do Projeto mARTadero (Cochabamba, Bolívia), e “Reciclagem com Alto Valor Agregado: Arquitetura + Moda + Design”, com Silvina Martinez, que une alta moda, design e arquitetura a partir de um trabalho com reciclagem de materiais disponíveis e produção social, incluindo grupos de risco ou baixa renda, fazem parte da programação. No sábado (28), último dia de evento, o público poderá conferir “Como Aumentar em 500% a Visitação a Museus”, com a advogada especializada em direito da cultura e arte Marta Pérez Soria, também gestora cultural em âmbito público e privado (Valência, Espanha), “O Valor e o Impacto da Cultura e Negócios Criativos para a Sociedade”, com a gestora cultural Cristina Alonso, de Barcelona (Espanha) – ela pretende convidar a Paraíba para se integrar à Asociación Internacional de Gestión Cultural 4D, atualmente iniciada por 14 instituições de seis países, que operam de forma colaborativa –, e “Plataforma de Circulação e Internacionalização de Negócios Criativos”, com Maria José Cifuentes Miranda, de Santigo (Chile), pesquisadora, gestora e curadora na área de artes cênicas.

A Feira – A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc 2019) tem o objetivo de promover a comercialização e a abertura de novos mercados, com oportunidade de networking nacional e internacional e estímulo a negócios inseridos nos segmentos da economia criativa. A feira vai contar com espaços para exposição e vendas de produtos relacionados a esses segmentos, como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design, música, gastronomia, teatro, literatura, websites, arquitetura, moda, museus, comunicação e startups.

Além disso, o evento terá a presença de profissionais do Nordeste e de outras regiões do país, como também do exterior, para discutir o futuro dos negócios criativos e apresentar as principais tendências do setor. O networking, por sua vez, será promovido durante os Coquetéis de Networking, que deverão aproximar profissionais de áreas afins, e o Pitch com Café, no qual os empreendedores poderão apresentar, durante cinco minutos, seus produtos para investidores, patrocinadores e aceleradoras.

Paralelamente, também serão realizadas palestras técnicas, oficinas criativas, mentoria de negócios, caravanas empresariais e rodadas de negócios. O evento é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com escritórios regionais da instituição e do Governo da Paraíba.

Serviço:
Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos

Data: 25 a 28 de setembro de 2019
Horário: 14h às 21h
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

VivasComunicação