Principal cervejaria do país quer que os paraibanos bebam com moderação

Cotidiano

Os mais de 30 mil funcionários da Cervejaria Ambev, incluindo seu CEO, Bernardo Paiva, organizaram uma mobilização para fazer um apelo a seus consumidores: bebam moderadamente. O que pode parecer um contrassenso vindo da principal cervejaria do país, na verdade, faz todo o sentido: seus funcionários são parte da sociedade e uma relação saudável e sustentável com ela só se constrói com moderação.

 A mobilização, que envolveu mais de 120 pessoas na Paraíba, aconteceu online e também percorreu mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país – marcando a décima edição do Dia de Responsa, data que celebra o compromisso da Cervejaria Ambev com o consumo inteligente de bebidas alcoólicas.

Neste ano, além das visitas pelas ruas e bares, a Cervejaria Ambev convocou seus funcionários para atuarem como verdadeiros influenciadores de responsa nas redes sociais, engajando conhecidos, amigos e familiares a pensarem sobre a importância da moderação na hora de beber. Para isso, o Drafline, agência de conteúdo digital da companhia, montou um QG na sede da administração central para produção de conteúdo em real time. Os materiais foram compartilhados nos perfis da cervejaria e dos funcionários.

“Queremos que nossos clientes brindem muitos momentos alegres da vida. Por isso, queremos que eles entendam que beber com moderação é a melhor medida para aproveitar o máximo das celebrações e encontros que a vida proporciona”, diz Bernardo Paiva, CEO da Cervejaria Ambev.

A moderação não é uma fórmula mágica, ela parte de pequenas atitudes que contribuem para um novo comportamento. Conhecer seus limites, por exemplo, é um fator relevante que contribui para cada pessoa saber quando parar. Outras atitudes simples também fazem toda a diferença: é sempre recomendado se alimentar adequadamente antes de sair para aquele brinde ou happy hour, intercalar o consumo de água entre as doses de bebida e não beber rápido, pois a isso tende a dificultar a metabolização do álcool no organismo.

Este ano, para marcar a data, a companhia fez dois anúncios importantes. Para estimular uma mudança de comportamento do consumidor, a Brahma disponibilizará água de graça em seus eventos proprietários, como rodeios. E, para oferecer no portfólio mais uma opção de cerveja sem álcool de qualidade para os consumidores, a companhia lançou a WälsSessionFree, com 0,0% de álcool. Feita com lúpulos citra, resultando em uma cerveja extremamente aromática, refrescante e com amargor na medida para explorar o sabor de uma Wäls em qualquer situação do seu dia.

“Como reforçarmos todos os anos, não nos interessa o lucro que vem do consumo indevido de nossos produtos. Nosso objetivo é construir uma relação saudável e de longo prazo com a sociedade e, para chegar lá, o fomento a uma cultura de moderação e responsabilidade é fundamental”, conclui o executivo

O Dia de Responsa faz parte do Programa Ambev de Consumo Responsável. Lançada em 2003, a plataforma inclui iniciativas que fomentam políticas públicas e oferecem metas efetivas nas áreas de saúde, trânsito e educação. Essas ações contribuem com as metas globais da AB InBev para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo.

Máquina Cohn & Wolfe