Tenistas cariocas ministrarão clínica de tênis no Tambaú Hotel

Destaque Hotelaria Paraíba

A partir da próxima segunda-feira (16), o Tambaú Hotel terá um novo atrativo para os seus hóspedes e moradores de João Pessoa. As cariocas Tayná e Taynara Mendes darão início a um grande projeto que pretende incentivar a prática de tênis, principalmente, entre as meninas. As clínicas serão realizadas no equipamento hoteleiro, que tem uma estrutura com duas quadras de saibro.

O projeto, segundo Edvan Araújo, um dos diretores do Tambaú Hotel, tem como objetivo fomentar o esporte na Paraíba, assim como abrir um novo nicho de mercado que une a prática esportiva com o turismo. O projeto pretende atrair famílias que tenham praticantes de tênis ou oferecer esse serviço para quem gosta e ainda não teve a oportunidade de praticar.

Segundo Araújo, a expectativa é atrair pessoas da São Paulo e Rio de Janeiro, onde o esporte é bastante praticado, mas também chegar até a Argentina, um país que tem muita tradição nesse esporte e ídolos nacionais em maior número do que o Brasil.

Tayná, que tem 20 anos, e Taynara, com 15 anos, são cariocas. As duas vieram para João Pessoa com os pais, que também são praticantes do esporte. O Tambaú Hotel está oferecendo toda a logística para que a família se mantenha confortavelmente na cidade durante o período do projeto.

As clínicas estão abertas para os esportistas de 15 a 20 anos de idade. A ideia da dupla, segundo Tayná, será iniciar os treinos em dois períodos, com muita força física e técnica. Segundo ela, o tênis é um esporte que requer muita força e, por isso, o preparo físico é fundamental.

As tenistas afirmam que estão muito felizes e ansiosas para iniciar a clínica e enfatizam a intenção de atrair mais mulheres para a prática do esporte. A presença das mulheres ainda é muito tímida no Brasil. “Estamos muito felizes em participar desse projeto, de expandir a prática do tênis entre as meninas aqui na Paraíba”, disse Tayná. É a primeira vez que as duas estão em João Pessoa. Adoraram tudo.

A tenista começou a praticar tênis desde pequena e tem um currículo de muito sucesso. Além de ter conquistado vários torneios no Rio de Janeiro, esteve invicta por quatro anos na categoria juvenil. Também venceu vários torneios nacionais e chegou a ser a oitava tenista no ranking brasileiro, tendo disputado também torneios na Romênia, Portugal, Espanha e Argentina.

Taynara segue os passos da irmã. Foi campeã em seu primeiro torneio, conquistando alguns torneios internos no Rio de Janeiro, chegou à final do tênis universitário Copa Itaú e, recentemente, foi vice-campeã brasileira na categoria 16 anos.

Araújo afirmou que o empresário Marco Aurélio Alencar, proprietário da Techset Academy – um centro de excelência para a prática e formação de atletas de tênis no Rio de Janeiro – tem um desafio utópico, de formar tenistas mulheres, mas, acima de tudo, fazer com que o Brasil tenha a melhor tenista do mundo, fato inédito e único conseguido apenas por Maria Ester Bueno. “Uma utopia, mas que pretende correr atrás”, disse.

De acordo com o diretor do Tambaú Hotel, além do projeto a ser iniciado nesta segunda-feira, já está em processo de estudos uma série de novas ações também relacionadas com o tênis. Uma delas é tornar o centro de treinamento do hotel um equipamento para pessoas com deficiência física. Outra ação será a doação de material esportivo para a prática do tênis.

Acima de qualquer resultado a médio e longo prazos, Araújo se entusiasma com o projeto, não apenas porque irá atrair novos praticantes e, ao mesmo tempo, divulgar o empreendimento hoteleiro, mas porque a prática de esporte forma cidadãos mais preparados, que buscam ter domínio de uma segunda língua, que viajam muito e que têm a oportunidade de participar de intercâmbios culturais.

Edvan Araújo, Tayná e Taynara Mendes, Cristina D’Imperio (diretora administrativa) e Eduardo Pereira (diretor)

Fábio Cardoso