Dados sobre atividades turísticas de Pernambuco em alta

Brasil Destaque

O turismo tem sido uma das atividades mais expressivas no Brasil, apesar do panorama persistente de crise econômica. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quinta-feira (12), aponta o aumento da receita de hotéis, restaurantes e locadoras de automóveis no mês das férias: a média de crescimento da atividade turística nacional foi de 4,4%. Os dados foram revelados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que compara o mês de julho deste ano com o mesmo período em 2018. Pernambuco ocupa a sexta posição do ranking dos Estados que sentiram aumento deste índice. Foram 4.1%.

“Os dados divulgados pelo IBGE sobre a atividade turística no Brasil mostram o crescimento significativo de Pernambuco. Fomos o quinto Estado no ranking nacional. Isso comprova que estamos no caminho certo, mantendo a preocupação de proporcionar ao visitante equipamentos de qualidade, boas condições para apreciar a nossa cultura e o nosso patrimônio. A atividade turística tem um grande potencial de geração de emprego e renda para o nosso povo e o Governo de Pernambuco está consciente da força do segmento”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Além de Pernambuco, oito dos 12 Estados do País pesquisados pelo IBGE tiveram crescimento nas taxas de serviços das atividades turísticas em julho. O Espírito Santo liderou o ranking (9,6%), seguido do Rio de Janeiro (8,8%), Bahia (5,8%), Minas Gerais (5,6%), São Paulo (5,3%) e, logo atrás do Estado, o Ceará (2,1%).

Levando-se em conta todo o primeiro semestre de 2019, entre janeiro e julho, Pernambuco aparece ainda melhor no ranking, em terceiro lugar. A taxa nacional do período mostrou crescimento de 3,2%, com, novamente, oito Estados registrando aumento: Ceará (8,5%), São Paulo (7,1%), Pernambuco (3,1%), Goiás (2,3%), Bahia (2,2%), Espírito Santo (1,9%), Minas Gerais (1,7%) e Rio de Janeiro (0,8%). Os índices acompanham um aumento crescente ao longo dos últimos meses. Em junho, as atividades turísticas já haviam crescido 2,6% em relação ao mesmo período de 2018.

Mais números

Os números consolidados pelo IBGE referendam os dados levantados pela Unidade de Pesquisa da Empetur. Com relação à média de hospedagem, o Estado assinalou 72% como média do mês de julho. Em 2018, a média foi de 66%. A capital obteve números ainda melhores: média de 76%, quando em 2018 ficou em 71%.

No Aeroporto do Recife, a movimentação de passageiros foi bastante expressiva. De janeiro a julho deste ano, a capital pernambucana alcançou, entre embarques e desembarques, a marca de 5.048.119 passageiros, resultando uma média superior a 720 mil pessoas por mês. O feito superou em 4,13% o número de passageiros que passaram pelo aeroporto no mesmo período de 2018. Com relação aos aeroportos operados pela Infraero, o do Recife ocupa a terceira posição em fluxo de passageiros, atrás apenas dos terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Assessoria de Imprensa Empetur-PE