Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus acontece na próxima semana

Cotidiano Eventos

Em 24 e 25 de setembro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza a oitava edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus. A ação terá como enredo as Línguas Indígenas no Oeste Paulista: Aprendizagens, Avanços e Futuro e abordará a relevância e a importância da diversidade linguística como patrimônio cultural para o Brasil e o mundo.

“Os idiomas indígenas devem ser tratados nas instituições museológicas, que atuam junto a esses povos, como algo essencial dentro dos processos desenvolvidos por elas. O equipamento, além da função de conservação, aparece como um espaço de difusão e propagação do dialeto e autoafirmação dos índios”, explica Tamimi Borsatto, gerente do equipamento cultural.

Durante a programação o público terá acesso a palestras, apresentação de cânticos e danças indígenas, práticas culturais para ensinar e aprender as línguas, aos dicionários Kaingang, Krenak e Guarani, além de poderem conferir a abertura da exposição Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade.

Cada atividade terá como função reafirmar a conexão dos nativos com a terra, os saberes e a ancestralidade. “Nesse sentido, o Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus pretende discutir o idioma como um direito universal e que deve ser reconhecido e defendido, além de atentar para como os equipamentos podem contribuir para que essas línguas sejam preservadas e valorizadas”, reforça Tamimi.

A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados devem efetuar inscrição pelo site www.museuindiavanuire.org.br. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333.

Assessoria de Imprensa