Gestor do Centro de Convenções recebe Medalha de Mérito Turístico e diz que responsabilidade aumentou

Destaque Paraíba

O gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, recebeu nesta quinta-feira (19) a Medalha de Mérito Turístico, concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi do deputado estadual Nabor Wanderley (PRB). Na oportunidade, Ferdinando afirmou que a honraria chega em ‘boa hora’, porque “estimula, incentiva e aumenta a responsabilidade para fazer ainda mais”.

Ferdinando destacou o momento positivo que o turismo paraibano vem experimentando a partir da inauguração do Centro de Convenções, em 2013, que se transformou em um divisor de águas. “O Centro de Convenções é uma grande realidade na Paraíba. Existe o turismo antes e depois do Centro, e esse trabalho diuturno é feito exatamente para movimentar a economia do Estado e, em especial, da capital João Pessoa”, pontuou o gestor. “Nós temos desenvolvimento econômico, social e turístico”.

A força do Centro de Convenções para o desenvolvimento da atividade turística na Paraíba também foi destacada pelo deputado Nabor Wanderley. Em seu discurso, o parlamentar fez a relação da importância do equipamento com a gestão desenvolvida por Ferdinando. “Ferdinando já vem fazendo um trabalho na área de turismo há muito tempo e conduz com muita responsabilidade o Centro de Convenções, fazendo com que aquele espaço seja realmente um ponto de desenvolvimento do setor cultural”, pontuou.

A sessão especial para a entrega da honraria lotou o plenário da Assembleia Legislativa. Estavam presentes, além de familiares de Ferdinando, amigos e dirigentes de todas as entidades do trade paraibano, muitos deles, inclusive, de Campina Grande.

Além da entrega da honraria, a sessão foi comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, que será celebrado no próximo dia 27 de setembro. Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a celebração é importante para o reconhecimento de um dos setores que mais cresce no estado.

“É o setor que mais gera emprego e renda, é uma área importantíssimo. No entanto, o setor ainda é levado como uma brincadeira, principalmente no Brasil, porque a gente ainda não percebeu a força do turismo, que mexe com a agricultura, a pecuária, a construção civil e todas as outras indústrias. Esse tipo de discussão na Assembleia é fundamental para que os parlamentares e a população que assiste percebam, valorizem, impulsionem e cobrem mais ações nessa área”, disse.

Participaram da sessão os deputados Jutay Meneses e Lindolfo Pires; o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior; o promotor de Justiça, Amadeus Lopes Ferreira; o vereador de João Pessoa, Lucas de Brito; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Gustavo Feliciano; a coordenadora de Turismo de Campina Grande, Rosália Lucas; a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman; o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Seccional Paraíba (Abav-PB), Bruno Mesquita; o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho; a gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba; entre outros.

Perfil
Ferdinando Lucena é turismólogo, com especialização em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Gestão Pública pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Foi consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e professor de Gestão e Captação de Congressos e Eventos. É fundador da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, Secção Paraíba.

Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa entre os anos de 2005 e 2008, além de ser interlocutor do projeto 65 Destinos Indutores do Ministério do Turismo e secretário-executivo da instância de governança do litoral paraibano.

Ferdinando também participou como membro dos conselhos estadual e municipal de Turismo; secretário-executivo da subcomissão parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); secretário-executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/CNC; e membro do Conselho Diretivo da Associação de Conventions Bureaux da América Latina e Caribe.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa