Mais de cinco mil pessoas visitaram a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos em João Pessoa

Destaque Paraíba

Durante quatro dias, o Espaço Cultural José Lins do Rego se transformou numa imensa plataforma de discussões, apresentações e exposições em torno das novas economias, com a realização da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc), promovida pelo Sebrae-PB, com apoio do Governo do Estado da Paraíba. Entre o dia 25 (quarta-feira) e o dia 28 (sábado), das 14h às 21h, mais de cinco mil visitantes passaram pelo local.

Na Praça do Povo, foi montada uma estrutura que recebeu dois palcos para apresentações musicais e de dança, talk shows, palestras e show cases sobre cinema e música; um espaço de 200m² para expor serviços e produtos dos estados nordestinos, chamado Nordeste Criativo, com artesanatos diversos e apresentações culturais; uma sala climatizada para a realização de palestras e outra para as oficinas criativas; uma praça de alimentação; stands de tecnologia, de atividades criativas para as crianças, de aceleração de negócios e de agentes de fomento ao desenvolvimento da região, entre outros.

Além de palestras, oficinas e espaços para exposição e venda de produtos e serviços relacionados a segmentos da economia criativa, a feira promoveu o networking no Espaço HUB 360, em Coquetéis de Networking, que aproximaram profissionais de áreas afins, e no Pitch com Café, durante o qual os empreendedores puderam apresentar, durante cinco minutos, seus produtos para investidores, patrocinadores e aceleradoras. Paralelamente, também foram realizadas mentorias de negócios, palestras técnicas e cooperação internacional.

A FINCC em números – Além dos cinco mil visitantes, ao todos, a feira contou com 220 expositores, 32 palestras, 12 oficinas criativas e resultou em mais de 280 empresas formalizadas, que agora têm o seu CNPJ. A Fincc também trouxe, em parceria com escritórios regionais do Sebrae, 23 empresários de quatro estados nordestinos para participar de uma rodada de negócios, que aconteceu na manhã dessa sexta-feira (27). Foram 1,8 mil pessoas capacitadas em palestras, oficinas e workshops, com um volume de negócios que, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, vai se estender pelos próximos seis meses, dada a quantidade de encomendas. “Possivelmente teremos uma nova edição dessa feira em 2020. Os expositores já se pronunciaram a favor”, diz ela.

Do Brasil e do mundo – A Fincc teve palestrantes de diferentes regiões do Brasil e também do exterior. Países como Argentina, México, Espanha e Cabo Verde participaram do evento com palestrantes reconhecidos e com vasta experiência em suas áreas. O México também esteve presente com um expositor, o artesão Jacobo Ángeles, que teve acesso à feira por um brasileiro que ofereceu uma oficina na Universidad Autónoma de México e lhe fez o convite. “É minha primeira vez no Brasil, fiquei muito grato. Dei duas oficinas em um centro de cultura e tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho fora do meu país”, conta ele, que trabalha com esculturas de madeira, todas coloridas por meio de pontilhados.

De São Luís (MA), veio um grupo de dez artesãos que se encantou com a receptividade da Paraíba. “A Paraíba nos recebeu de braços abertos, com muito carinho”, diz Roseane Bastos, arquiteta, aquarelista e artesã, que se inspira nas belezas do Maranhão para compor as suas peças. De acordo com ela, a participação na feira foi muito enriquecedora, pois propiciou a troca de informações e de experiências com pessoas que estão na mesma sintonia. “É a primeira vez que participo de um evento internacional e também de uma feira fora do Maranhão. Não poderia ter sido melhor”, acrescenta.

A bordadeira Jane Santos Silva veio representando a Associação Pontos e Contos, da cidade de Penedo, em Alagoas, que conta com 35 artesãs e mais de 25 anos de existência. “Bordamos lendas, cenários e casario da nossa região. Também fazemos trabalhos por encomenda, como um vestido de noiva que fizemos recentemente, todo bordado com a história de amor dos noivos”, conta. Para ela, a Fincc foi muito proveitosa, pois, além da venda de peças, ela também fez muitos contatos para trabalhos futuros. “Estamos muito esperançosas, as pessoas gostaram muito do nosso trabalho”, conclui.

Outras informações, em : www.fincc2019.com.br  Instagram: @fincc2019

VivasComunicação – Fotos: Beth Espínola