Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 2019

Cotidiano

No último dia do Rock in Rio 2019, a organização anunciou os ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável, que desde 2008 já premiou mais de 30 parceiros (patrocinadores e fornecedores) pelas suas práticas sustentáveis. Nesta edição, na categoria ‘stand’, o vencedor foi o Doritos Rainbow da Pepsico Brasil, já na categoria ‘loja’, o vencedor foi a Natura Cosméticos. A marca Rentokil foi a ganhadora na categoria ‘fornecedor’.

Este prêmio visa dar visibilidade pública e expressão às entidades, distribuídos pelas seguintes categorias: operador de stand, loja e fornecedor, que contribuam positivamente para o compromisso do Rock in Rio com a sustentabilidade, apresentando e efetivando no decorrer da sua presença no evento as melhores práticas (dentro e fora da Cidade do Rock), veiculadas no Plano de Sustentabilidade do Rock in Rio.

“O Rock in Rio é um dos poucos eventos do mundo que detém a ISO 20121 de sustentabilidade. Nosso plano de gestão é baseado nos pilares da sustentabilidade: Social, Econômico e Ambiental. Valorizar parceiros e fornecedores e engajá-los para tornar o evento ainda mais sustentável é um dos nossos compromissos”, conta Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Além de implementarem um plano especial para as ações de diversidade e inclusão a serem implementadas no Rock in Rio, a Pepsico Brasil recuperou 100% dos resíduos pós indústria, além de possuírem um programa de Reciclagem – Reciclar pelo Brasil – que endereça a Política Nacional de Resíduos Sólidos e recupera 22% de todo o resíduo pós consumo, que apoia 220 cooperativas em 23 estados brasileiros e beneficia mais de 4.000 cooperados. Além disso, a marca possui diversas iniciativas para redução de resíduo, como a diminuição do plástico do mordente de embalagens de salgadinho (que significou desde 2012 a emissão de menos 4 mil toneladas de plástico no mercado).

O prêmio foi entregue à Daniela Cachich, Vice-Presidente de Marketing da Pepsico Alimentos, que deixou uma mensagem: “Acreditamos que Sustentabilidade e Diversidade caminham lado a lado, integrados à estratégia de negócios. E entendemos que é preciso estender a conversa para um cenário de inclusão, ao proporcionar diversão acessível para todas as pessoas com respeito, conforto e igualdade. Diversidade e inclusão são uma jornada para nós na companhia, por isso, este reconhecimento nos deixa extremamente contentes”.

Ganhadora da categoria ‘loja’, a Natura Cosméticos promove anualmente a Semana da Sustentabilidade, dentro dos espaços Natura, para conscientizar e convidar o colaborador para práticas mais sustentáveis. Além disso, investem em símbolos internos importantes, como: abolição dos copos plásticos descartáveis nas dependências da empresa, conscientizando o colaborador ao uso do retornável e a escolha de tirar dos restaurantes e lanchonetes internos da empresa, às segundas-feiras, a carne vermelha, quando adotam ao movimento global Segunda Sem Carne, pois sabem que a pecuária está entre as responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.

“Esse Prêmio de Sustentabilidade do Rock in Rio é muito importante para nós que atuamos com a agenda de causar impacto positivo, ou seja, de regeneração e não de recuperação apenas. Estamos muito felizes de estar aqui nessa parceria por um mundo melhor, por um mundo mais bonito com várias ações nesse sentido. A nossa presença tem 100% a ver com esse propósito comum que a gente tem com o Rock in Rio e esse prêmio celebra essa intenção com a nossa loja. Iniciamos essa parceria com o Rock in Rio pela NAVE, para falar do futuro, de um futuro possível, desejável e melhor para todo mundo”, declarou Maria Paula Fonseca – Diretora Global da Marca Natura.

A marca Rentokil foi a ganhadora na categoria ‘fornecedor’. A companhia possui uma plataforma de desenvolvimento profissional chamada U+, com acesso online de todos os colaboradores para melhoria contínua. A Rentokil Incentiva e colabora com cursos de inglês para os colaboradores que desejarem ampliar seus conhecimentos. Além disso possuem um programa de treinamento presencial, voltado para o desenvolvimento (fase de integração), reciclagem (anual) e crescimento profissional dentro da área técnica. Programa de coaching (mentoria) visando a formação de novos líderes.

Sérgio Sardinha, Diretor região Sudeste, recebeu o troféu no Palco Mundo e destacou: “Esse prêmio é muito importante porque a nossa empresa cuida do bem-estar, do conforto, da saúde das pessoas fazendo o controle de pragas. Fazer isso de uma forma sustentável tem tudo a ver com a política e filosofia da nossa empresa, ou seja, cada vez mais sustentável. Controlar o ambiente, sem agredir o ambiente: essa é a nossa filosofia principal. Nós somos parceiros antigos do Rock in Rio e somos uma empresa mundial, assim como o Rock in Rio. Então é uma parceria de sucesso nesse sentido, são duas marcas mundialmente conhecidas e de excelência. Gostaria de agradecer à direção do Rock in Rio pela oportunidade de ter participado desse prêmio, foi uma honra para nós, um orgulho zelar pela segurança, pela saúde, bem-estar e conforto das pessoas que compareceram ao evento e acima de tudo gostaria de agradecer à equipe RENTOKIL do Rio de Janeiro pelo comprometimento, capacidade, pelo profissionalismo e competência que dedicaram a cada minuto deste evento.”

Ao final da premiação, a empresa Steffen recebeu uma menção honrosa, entregue pela ONU Brasil, pelo esforço grande que dedicaram ao Rock in Rio Atitude Sustentável: “Estar aqui no Rock in Rio é uma experiência única. Nunca imaginei que pudéssemos estar no Palco Mundo e ainda sermos reconhecidos pelo nosso trabalho de sustentabilidade de responsabilidade social. Poder servir as pessoas aqui, oferecer mais saúde, oferecer um lugar mais agradável. Pra gente isso é sensacional. Terminar o festival com esse prêmio é sensacional. A mensagem do Rock in Rio tem a ver com um mundo melhor e é exatamente para isso que trabalhamos e fazemos nosso serviço” – agradeceu Vicente Maia – CEO da Steffen.

A representante das Nações Unidas no Brasil, Isadora Ferreira, destacou a relação entre o Rock in Rio e a sustentabilidade: “Um dos objetivos das Nações Unidas é justamente promover a sustentabilidade. Nós temos a agenda 2030, justamente com os objetivos de desenvolvimento sustentável então todas as ações sejam de empresas ou governos em prol do desenvolvimento sustentável são muito importantes de serem reconhecidas. Especificamente aqui no Rock in Rio, o Rock n’ Roll sempre foi revolucionário e atualmente nada é mais revolucionário do que cuidar de nós mesmos, cuidar das pessoas que nos cercam e cuidar do planeta que é a nossa casa”, comenta.

Approach Comunicação