O legado do Rock in Rio: BRT comemora novos ônibus e balanço positivo da operação especial

Destaque Eventos

A operação montada pelo BRT para atender ao público do Rock in Rio termina com saldo positivo e um legado para os moradores da cidade. Foram cerca de 300 mil passageiros transportados pelos três serviços especiais do BRT e mais de duas mil viagens realizadas (idas e voltas) nestes sete dias de festival. Este resultado só foi possível graças à megaestrutura montada pelo Consórcio para atender a demanda do festival sem afetar os passageiros do dia a dia. Uma das medidas mais efetivas foi o aluguel de articulados de outras capitais e que a partir desta terça atenderão as linhas regulares do BRT Transoeste.

Quem optou por utilizar os serviços especiais conseguiu realizar embarques com comodidade e segurança, além de fugir dos engarrafamentos no entorno da Cidade do Rock. Tanto a operação voltada ao público do Rock in Rio quanto a dos usuários dos serviços regulares transcorreram sem problemas nos dias de evento. Os três serviços especiais estavam com intervalos curtos e as linhas regulares seguiram os horários utilizados nos dias úteis. O tempo médio do percurso entre o Terminal Jardim Oceânico, onde existe a integração com o metrô, e o Terminal Centro Olímpico foi de apenas 20 minutos!

A única adversidade ocorreu no primeiro dia de festival, na sexta-feira (27), no Terminal Jardim Oceânico, devido a uma conjunção de fatores como a presença maciça de ambulantes no local e uma manifestação que vinha sendo organizada pelas redes sociais há alguns dias, aproveitando a projeção do evento e jornalistas no local. Mas, a operação foi rapidamente normalizada e ajustada para os próximos dias com sucesso.

Ônibus alugados irão reforçar frota do BRT Transoeste

De modo a não afetar as linhas regulares utilizadas pelos passageiros do dia a dia, o BRT montou uma infraestrutura que contemplou o aluguel de articulados extras e modificou terminais.

Como o Rock in Rio também é realizado em dias úteis, foi providenciada a locação de articulados para aumentar a frota e não impactar negativamente o serviço regular. Todos os ônibus alugados serão mantidos temporariamente para reforçar a frota do BRT Transoeste até que outros ônibus que estão em manutenção voltem a circular. Estes articulados alugados já passaram por vistoria técnica e começam a circular a partir desta terça-feira (8/10).

“O Rock in Rio é um dos principais eventos do calendário da cidade e ficamos muito felizes que a operação especial que fizemos tenha contemplado também a população carioca que utiliza o BRT no dia a dia. O reforço da frota do Transoeste com os veículos que foram alugados para servir o público do festival fará a diferença no cotidiano dos usuários do nosso sistema”, celebrou o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

A infraestrutura especial também modificou os três principais terminais de saída e chegada para os shows: Alvorada, Centro Olímpico e Jardim Oceânico. No Terminal Jardim Oceânico, por exemplo, foi feita uma obra de extensão da plataforma e instalação de uma cobertura metálica. Esta estrutura adicional da plataforma tinha 25 metros de comprimento e quase 11 metros de largura.

O Consórcio ainda investiu em sinalização, geração de emergência, contratação de quase 100 orientadores “posso ajudar?”, validadores, catracas, containers de bilheteria e para viabilizar toda a operação, sistema de segurança e limpeza, entre outros.

BRT Rio – Comunicação e Marketing