Investe Turismo é lançado no município de Conde, litoral sul da Paraíba

Destaque Paraíba

O programa Investe Turismo, que busca desenvolver políticas públicas aumentar a qualidade e a competitividade em rotas turísticas de todo o país, foi lançado nesta terça-feira (8) no município de Conde,. no litoral sul da Paraiba. As cidades de João Pessoa e Cabedelo também serão contempladas com o projeto, que é desenvolvido em parceria entre o Sebrae Paraíba e a Embratur, além do Governo estadual e prefeituras municipais. O lançamento ocorreu no Hotel Lodge e contou com a presença de gerente e analistas do Sebrae Paraíba, empresários da cadeia do turismo local, a exemplo dos setores de hotelaria e gastronomia, e representantes dos governos municipal e estadual.

O analista técnico do Sebrae Paraíba e gestor do Investe Turismo no estado, Marcílio Santos, apresentou as principais ações que serão desenvolvidas no âmbito do programa dentro dos eixos temáticos: fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização; e atração de investimentos e apoio para o acesso a serviços financeiros. “Vamos atuar de modo a inovar a oferta turística, com famtours e press trips, jornada de negócios, inserção produtiva da produção associada ao turismo, entre outras iniciativas”, destacou.

Ele explicou que, hoje, o turismo representa 8,1% do PIB nacional e que, em 2018, o país recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros. “No entanto, ele fica longe de figurar entre os principais destinos turísticos visitados pelos estrangeiros, perdendo para atrações como o Museu do Louvre, por exemplo. Então, as ações vão fazer com que os equipamentos e destinos turísticos se tornem mais atrativos e Brasil possa ocupar o espaço que merece devido ao potencial que possui”, salientou.

O município de Cabedelo, que integra a rota turística contemplada na Paraíba, também contou com o lançamento do Investe Turismo, ocorrido na última semana. “Estou feliz em aceitar esse desafio, porque o potencial dessas cidades é grande”, explicou o gestor do Investe Turismo na Paraíba.

Investe Turismo – O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Assessoria de Imprensa