Sudema afirma que litoral da Paraíba está sem manchas de óleo

Destaque Paraíba

Desde que foi anunciado o surgimento de machas de óleo nas praias do litoral nordestino, entre final de agosto e setembro, não foi registrada uma redução no fluxo de turistas para o Destino Paraíba. A afirmação partiu da presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), a empresária Manuelina Hardman.  Por outro lado, o superintendente da Sudema, órgão de fiscalização da Paraíba, Aníbal Teixeira, informou que as praias paraibanas atingidas pelas manchas foram totalmente limpas. Ele garantiu que as mesmas encontram-se em ótimas condições de balneabilidade e são monitoradas diariamente por uma Força Tarefa composta pela Capitânia dos Portos, Ibama, Sudema e prefeituras de João Pessoa, Cabedelo e Conde.

A presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman, explicou que os hotéis filiados a entidade não registraram qualquer tipo de cancelamento de pacotes nas últimas semanas. Na avaliação da executiva essa situação é resultado do trabalho realizado diariamente pelos órgãos ambientais da Paraíba, pelos próprios hoteleiros e pelas empresas de receptivos. A  presidente da PBTur, Ruth Avelino, vai na mesma direção. Segundo ela, foi mantido contatos com outros meios de hospedagem paraibanos e todos informaram não ter registrados cancelamentos de reservas devido a poluição das praias.

“Ao contrário de outras capitais nordestinas, nós não estamos enfrentando essa situação de poluição em grande escala no litoral. Mantivemos contatos informais com operadoras e todas nos garantiram não ter registrado cancelamentos de pacotes ou de vendas para a Paraíba. Isso é resultado do trabalho da limpeza feita nas praias e o acompanhamento diário da balneabilidade”, informou Ruth Avelino.

Drones e arrecifes –  O superintendente da Sudema, Aníbal Teixeira, informou que o monitoramento preventivo das praias paraibanas está sendo realizado por um drone do Ibama, de pescadores e funcionários de marinas. Segundo ele, não há registro de novas manchas nas praias paraibanas, mas que mesmo assim será realizada uma inspeção nos arrecifes localizados na orla de João Pessoa e Conde.

“Está confirmada uma inspeção no Caribessa, em João Pessoa, na próxima segunda-feira, e outra no Conde, na terça-feira. Estaremos junto com funcionários das duas prefeituras, do Ibama nessa fiscalização preventiva. Nossas praias estão aptas para receber os banhistas e turistas”, garantiu.

Secom Paraíba