Aeroporto de Salvador ganha prêmio pelo modelo de financiamento em infraestrutura

Aviação Cotidiano

A Vinci Airports venceu a concessão do aeroporto internacional da capital baiana em 2017 e, no seguinte, formalizou o financiamento de R$ 516 milhões junto ao Banco do Nordeste (BNB). A novidade? Trata-se do primeiro financiamento integral sem garantia específica (do tipo non-recourse) do setor aeroportuário do Brasil. Com assessoria financeira do BNP Paribas e a assessoria jurídica do escritório Mattos Filho, o financiamento tem um prazo de pagamento de 20 anos.

Em função do ineditismo, o acordo acaba de ser premiado como Financiamento de Aeroporto do Ano pela Latin Finance, publicação especializada na cobertura dos mercados financeiros e economias da América Latina e Caribe. Em março, o acordo foi premiado como Contrato de Aeroporto Latino-americano do Ano pela revista IJ Global, especializada em financiamento de projetos e infraestrutura.

Segundo a Vinci Airports, o montante será empregado na modernização e ampliação do aeroporto, cujo escopo contempla diversas intervenções como ampliação da área construída em mais de 20.000m² e a construção de um novo píer com 6 pontes de embarque. Também fazem parte do pacote a nova área de embarque, renovação do sistema de refrigeração, expansão do pátio de aeronaves, reforma das pistas principal e auxiliar, remodelação do Terminal de Passageiros, investimentos em sustentabilidade, entre outras. A sua primeira etapa será concluída em 31 de outubro.

“Em um ano no qual tivemos outros financiamentos de grande porte é uma honra termos sido reconhecidos mais uma vez como transação de destaque por parte de um júri composto por grandes players do mercado de financiamento de projetos”, destaca Lorenzo Rebel, diretor financeiro do Salvador Bahia Airport. “O prêmio é mais uma evidência da nossa bem-sucedida entrada no mercado brasileiro e da expertise da Vinci Airports em construção e desenvolvimento de aeroportos”, finaliza.

InfraRoi