JPA Travel Market passa a se chamar Brazil Travel Market e será realizado em Fortaleza a partir de 2020

Destaque JPA Travel Market Paraíba

Prego batido, ponta virada. O JPA Travel Market, que terminou neste sábado (19) em João Pessoa, está de mudança para Fortaleza, pelo menos nos próximos três anos. A informação pegou o trade paraibano de surpresa e a mudança trouxe impacto imediato, com comentários negativos e positivos.

A confirmação da nova parceria trouxe para João Pessoa o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Durante a coletiva de imprensa realizada neste sábado, ele revelou que o processo de negociações teve início há um ano, quando da realização da WTM, em Londres (Inglaterra).

O Governo do Ceará está colocando à disposição dos organizadores do JPA Travel Market – que passará a se chamar Brazil Travel Market (BTM) – o Centro de Convenções e todo o processo de divulgação, que começará a ser feito justamente na edição do WTM londrino deste ano, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro próximos.

O então JPA cresceu em proporções que já não atendiam às pretensões mercadológicas dos empresários Cláudio Junior, Breno e Bruno Mesquita. Dois pontos foram citados por eles durante a coletiva de imprensa como determinantes para a decisão: a malha aérea para João Pessoa e o tamanho da rede hoteleira.

Pelo menos nos últimos três anos, os empresários já vinham sentindo a dificuldade de atrair fornecedores estrangeiros para o JPA, apesar de, contraditoriamente, terem crescido em participação de empresas estrangeiras no evento. A malha aérea cearense, que tem se tornado um dos principais hubs internacionais do Brasil e a rede hoteleira, somados ao apoio institucional do Governo, foram argumentos suficientes para a nova aposta dos paraibanos.

O secretário de Turismo do Ceará preferiu ser político nas explicações pelo namoro e casamento com o JPA Travel Market. Afirmou que o recém criado BTM tem como foco o Nordeste como num todo. Segundo ele, a ideia será transformar o Nordeste em um único Caribe, com várias ilhas complementares.

Além de ser apresentado pela primeira vez na WTM London, Arialdo afirmou que será formatada uma série de workshops para a divulgação do BTM no Brasil e no exterior. O evento está inserido, a partir de agora, como projeto do governo cearense. As datas previstas para a realização dos encontros são, dias 23 e 24, em 2020; 29 e 30, em 2021; e 21 e 22, em 2022.

Fábio Cardoso