Fórum de Negócios Criativos da Paraíba apresentou novos roteiros de turismo de experiência no JPA Travel Market

Destaque Paraíba

Um grupo de mais de 40 agentes de viagens do Rio Grande do Norte visitou neste domingo (20) o Shopping Rural Doces Tambaba, no assentamento Tambaba, na Costa do Conde, litoral sul da Paraíba. A visita, organizada pela agência Dandara Turismo, representa um marco do que podemos chamar de turismo de experiência e empreendedorismo, retratados durante os dois dias do JPA Travel Market, feira de Turismo que terminou no sábado (19) à noite, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Nevinha Silva, uma das irmãs que administram o Doces Tambaba, foi uma das palestrantes do Fórum de Negócios Criativos da Paraíba, realizado durante o JPA. Em sua palestra, Nevinha relatou as dificuldades, as incertezas, o compromisso e, sobretudo, a força de vontade de melhorar de vida dela e de toda a sua família e comunidade. Da beira de uma estrada até a montagem de um pequeno shopping; do ostracismo ao reconhecimento pessoal e profissional. O local, segundo Nevinha, recebe mais de 600 turistas por semana e é rota obrigatória para as empresas de receptivo. Começou com venda de doces em pequenos potes e atualmente tem uma produção própria, lojinhas de artesanato e futuramente um restaurante estruturado para atender mais de 300 pesssoas.

Mas o Fórum de Negócios Criativos não foi espaço apenas para apresentação de cases de sucesso. Que o diga Luciana Balbino, gestora do restaurante Vó Maria, no Chá do Jardim, na zona rural de Areia, brejo paraibano, que se transformou em uma das maiores palestrantes do país sobre economia criativa. O evento trouxe ideias e projetos de oportunidades, como o ‘Suoni Della Cheisa’, uma nova oferta turística paraibana que está sendo oferecida para turistas na 1ª Igreja Batista e na Igreja São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.

O Fórum de Negócios mostrou ao público que as atividades que envolvem a economia criativa e a experiência no turismo são manifestações que podem surgir em qualquer cantinho do interior da Paraíba, como destacou o secretário de Turismo de Ingá, Vavá da Luz, ou então, na construção de um projeto que resgata a tradição das famílias e amigos de Santa Luzia, apontada pela gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba e presidente da Satura, Regina Amorim.

O evento ainda abriu espaço para as apresentações dos projetos como a Rota dos Ateliês de João Pessoa, uma proposta que envolve os mais consagrados artistas plásticos da Paraíba, que, além de mostrarem os seus talentos, narram parte das histórias e lutas de cada. É um momento rico culturalmente.

A secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, também destacou a importância do desenvolvimento de projetos criativos e, sobretudo, colaborativos. O compartilhamento de ideias e forças é um elemento primordial para o surgimento de mais projetos que envolvem mais pessoas, gerando novos empregos e renda para todos. Cabedelo é uma das cidades envolvidas no projeto Investe Turismo, do Governo Federal, que pretende dotar a cidade de melhor infraestrutura.

O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, apresentou a Feira Literária de Bananeiras, que será realizada nos dias 25 a 27, e que terá como uma das atrações a jornalista e comentarista de Economia da Rede Globo, Miriam Leitão.

Para Regina Amorim, os negócios criativos agregam o valor do turismo de experiência e a Paraíba, na opinião dela, é um celeiro de oportunidades em praticamente todos os municípios. O Fórum, segundo ela, foi uma excelente oportunidade para conhecimento, com palestras incríveis, e que apresentou aos agentes de viagens muitas e excelentes surpresas para aqueles que buscam qualidade e diferencial para o seu portfólio. “Tudo pode ser encontrado aqui, mas há outras dezenas de experiência que podem ser aproveitadas”, destacou.

Fábio Cardoso