Garantidos em Tóquio-2020, Alison e Álvaro Filho vencem a etapa de Cuiabá

Cotidiano Esportes

A dupla Alison e Álvaro Filho (ES/PB) conquistou neste domingo (27) a medalha de ouro na etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, ao vencer na final André/George (ES/PB) por 2 sets a 0 (21/19, 24/22). O título da segunda etapa da temporada 19/20, conquistado na arena montada ao lado do ginásio Aecim Tocantins, coroou um mês perfeito, já que na última semana a dupla confirmou uma das vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Alison e Álvaro se uniram no final de março deste ano, visando justamente a corrida olímpica. A dupla, que já havia conquistado etapas do Circuito Mundial, venceu pela primeira vez um torneio nacional. E a conquista em Cuiabá (MT) mostrou que a dupla, apesar de cansada pela temporada, está com o preparo físico em dia, superando as altas temperaturas da capital cuiabana. Alison também destacou a boa atuação ofensiva do time na final.

“É muito legal ver o crescimento do nosso time. É um processo. Treinamos nesta semana visando a parte física focando já no ano que vem. Mas os fãs, as pessoas que torcem por nós em quadra, sempre vão esperar o título e uma boa exibição de nossa parte. Eles querem saber quem ganhou ou perdeu. Nós temos que ter maturidade para lidar com essas situações. Dentro do torneio, perdemos sets, perdemos um jogo, fomos para a chave dos perdedores. Temos que manter a cabeça no lugar. Hoje eles tiveram set point e nós tivemos paciência para reverter. Foi o jogo que tivemos o melhor aproveitamento na virada de bola, e isso é reflexo da nossa concentração. Temos um caminho longo ainda, mas estamos amadurecendo”, disse.

Se Álvaro vence pela primeira vez em Cuiabá, este é o segundo título de Alison na capital cuiabana. Ele já havia vencido em 2012, ao lado de Emanuel (PR), no último torneio realizado na cidade antes da edição deste domingo. A campanha da dupla Alison/Álvaro contou com cinco vitórias e uma derrota, e parou a boa sequência do jovem time formado por George/André, que havia vencido a primeira etapa da temporada, em Vila Velha, além do SuperPraia 2019. Álvaro elogiou os adversários da final.

“George e André, junto com a equipe do CT Cangaço vêm mantendo uma regularidade muito boa. Apesar de serem uma equipe muito jovem, já venceram muitos torneios, somam belos resultados, com muita experiência. É um jogo muito duro sempre, comecei lá, sou grato por tudo que me ensinaram e eles com certeza me conhecem bem, tive que buscar soluções para isso e ter calma durante o segundo set”, declarou Álvaro.

A medalha de bronze da etapa ficou com Ricardo e Vitor Felipe (BA/PB), que superaram Oscar e Pedro Solberg (RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 21/19) horas antes da final. Ricardo, que é o atual campeão brasileiro e aos 44 anos segue somando conquistas e recordes, elogiou o parceiro, com quem se uniu no começo desta temporada.

“Eu tenho dado sorte em encontrar parceiros que ajudam muito, atletas mais jovens que, de certa forma, eu consigo equilibrar a vontade deles com a minha experiência. Tem dado certo. O mais importante é manter uma regularidade, continuar subindo no pódio, indo até o último dia do torneio, acho que este é o objetivo de todos e para mim não seria diferente. Quando eu entro em quadra sou muito competitivo, quero continuar vencendo. Enquanto eu tiver esta chama de competitividade estarei me doando o máximo que puder”, disse.

O próximo desafio das duplas pelo Circuito Brasileiro 19/20 acontece de 20 a 24 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). Depois, mais quatro eventos serão realizados no primeiro semestre de 2020, nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ). O SuperPraia 2020, evento ‘Finals’, ocorre em Itapema (SC). A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

Site CBV