2º Salão de Design da Paraíba começa nesta quinta no Hotel Globo, em João Pessoa

Cotidiano Eventos

Será aberto nesta quinta-feira (31) o 2º Salão de Design da Paraíba, no prédio do Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa. O Salão funciona a partir das 9h e permanece aberto para visitação até às 17h. O público poderá visitar e votar até o dia 8 de novembro nos 42 projetos de design, separados em quatro categorias: produto, gráfico, moda e interiores e duas modalidades: profissional e estudante.

O representante do Coletivo de Design Ponto19, professor Kléber Barros, explicou que a mostra tem a intenção de divulgar o Design feito na Paraíba, por ser este um dos pilares da Economia Criativa e tornar acessível e conhecida a profissão do Designer.

“Para votar, o público percorre todo o salão, contempla os projetos e no final haverá uma urna onde os votos serão depositados. Cada pessoa só poderá votar uma vez. No local, terá monitores ajudando e explicando como funciona”, acrescentou o professor Kleber Barros.

Premiação – No dia 8 de novembro, às 19h, no Hotel Globo acontecerá a cerimônia de premiação dos projetos que o público elegeu. Haverá entrega de troféu para os primeiros colocados e menção honrosa para os segundos colocados. Serão premiados ao todo, 16 produtos, sendo o 1º e 2º lugares de cada categoria do Design (Produto, Moda, Gráfico e Interiores) dentro de cada modalidade (Estudante e Profissional).

Salão de Design – Também tem a proposta de dar visibilidade aos estudantes que estão iniciando suas carreiras. O Salão de Design é realizado pelo Ponto19 Coletivo Design Paraíba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Programa João Pessoa Cidade Criativa Unesco e projeto AnimaCentro. Além da prefeitura, o Salão recebe o apoio do Sebrae Paraíba, da Federação das Indústrias (Fiep) e empresas parceiras.

A primeira edição do Salão aconteceu em 2018 dentro da Feira Internacional de Economia Criativa, na Estação das Artes. “Ano passado foram 82 inscritos, este ano foram 94. Dos 94 deste ano, 42 foram selecionados para a mostra e votação popular”, contou professor Kleber Barros.

A Comissão Julgadora da primeira etapa do 2º Salão foi composta por 8 designers convidados pelo Ponto19 Coletivo Design. Todos os produtos selecionados para comporem a Mostra, receberão certificado de participação.

Cidades Criativas – O 2º Salão de Design é um evento que integra a Rede Cidade Criativa Unesco. João Pessoa entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. O design entrou como mais um elemento que instiga a capacitação e melhoria dos objetos de artesanato. A entrada de João Pessoa na Rede vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.

Secom João Pessoa