Festa das Flores de Joinville (SC) conecta natureza e qualidade de vida

Destaque Roteiros

De 12 a 17 de novembro, uma das maiores e mais tradicionais festas de Santa Catarina, a Festa das Flores de Joinville, celebra sua 81a edição e vai presentear o público com uma experiência que alia beleza e bem-estar.

Com o tema “Natureza e Qualidade de Vida”, a festa trará em sua exposição um grande e harmonioso jardim, com percursos e surpresas que levarão o visitante a perceber que o equilíbrio e a felicidade estão nas coisas mais singelas e no seu envolvimento com a natureza.

Em área de 3,6 mil metros, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville, a Festa das Flores tem como símbolo a orquídea Laellia Purpurata, exaltada como protagonista na exposição que reúne cerca de seis mil orquídeas, além de outros vinte mil exemplares de flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais.

Para dar vida ao projeto paisagístico da 81a Festa das Flores, assinado pelo arquiteto Sílvio Parucker, os orquidófilos da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, estão trabalhando desde o ano passado para garantir uma exposição repleta de cores, formas e aromas.

De acordo com o presidente da AJAO, James Hasselmann, a expectativa é preservar a tradição do cultivo de flores, reforçar a representatividade da Festa das Flores e, sobretudo, encantar o público.

“A cada ano estamos nos superando e mostrando o orgulho que Joinville tem da sua tradição em flores. Desde o ano passado, nossos agremiados estão adquirindo novas plantas e fazendo novos cruzamentos para que em novembro a Festa das Flores surpreenda pela qualidade e quantidade de flores”, afirma Hasselmann.

Enquanto os orquidófilos trabalham para obter as melhores florações, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), atua intensamente na divulgação da 81a Festa das Flores com ações focadas no público-alvo do evento.

“Neste ano, além de participar das principais feiras nacionais de turismo, priorizamos a divulgação nas festas tradicionais de Santa Catarina”, conta o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski.

A cada edição, a Festa das Flores de Joinville recebe cerca de 80 mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil e, também, do exterior.

O evento é reconhecido por orquidófilos, colecionadores, produtores e profissionais da área de cultivo, como referência pela diversidade e qualidade das plantas expostas e comercializadas.

Além do perfil técnico, a Festa das Flores é um dos maiores eventos de entretenimento de Santa Catarina, com extensa programação cultural e áreas de comercialização de produtos.

Programação

Além da exuberante exposição, a 81ª Festa das Flores terá atrações para todos os públicos.

Nas áreas de compras, o Mercado de Plantas, vai reunir mais de 50 expositores que comercializarão orquídeas, flores, plantas ornamentais, insumos, adubos, acessórios e utensílios para cultivo e jardinagem.

Já a Feira Multissetorial, será formada por mais de 130 estandes com produtos como artesanatos, artigos de decoração, utilidades domésticas, vestuário, bijuterias, acessórios, perfumaria, gêneros alimentícios, produtos coloniais, além de estandes institucionais de empresas e entidades representativas ligadas a diversos setores da sociedade.

A programação da 81ª Festa das Flores inclui, ainda, oficinas de cultivo; atrações de entretenimento, como os concursos da rainha e princesas e da Flor da Melhor Idade, palco cultural e praça gastronômica, além de atrações inéditas como a Exposição de Frota dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO.

Assessoria de Imprensa