MTUR abre credenciamento para agências de viagens receberem turistas chineses

Cotidiano

O Ministério do Turismo divulgou, nesta sexta-feira (01), uma chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no País. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático. As inscrições começam na próxima terça-feira (05) e vão até o dia 13 de dezembro.

Para concorrer ao processo, as agências deverão estar regularizadas junto ao Cadastro nacional do MTur que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CadasTur). Entre as exigências para habilitação estão: a regularização junto ao Cadastur, a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital. No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção e somente empresas autorizadas pela órgão poderão atender turistas chineses. Só em 2018, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas.

Faça a inscrição aqui

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a China tem se tornado um importante parceiro do Brasil no setor.  “O turista chinês é o que mais viaja pelo mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo. Diante disso, precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o interesse deles pelo destino Brasil, e essa chamada pública vem para isso, para tornar a experiência desses visitantes inesquecível”, enfatizou.

Após a avaliação pelo Ministério do Turismo, o resultado será publicado no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU) e no site Turismo.gov.br.

Cooperação – Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.

Já em maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.

Ministério do Turismo