Canela se prepara para receber a Convenção Braztoa 2019

Cotidiano Eventos

Canela se prepara para receber as principais operadoras de turismo do país que, em 2018, faturaram mais de R$ 13 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de turistas. Nesta semana, entre os dias 4 e 7 de novembro, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) realizará na cidade três importantes eventos na cidade: Convenção Braztoa 2019, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 e SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável).

Serão quatro dias de confraternização entre as associadas, com reuniões de análise das atividades do ano, debates sobre o mercado, expectativas e projetos para 2020, além de conhecerem mais sobre Canela, um destino com crescente demanda pelos turistas do Brasil e do mundo, que possui grande potencial para realização de eventos e infraestrutura para atender o mais variado perfil de apaixonados por cultura e natureza.

Um dos diferenciais desta edição é a integração de importantes pontos da cidade com as atividades da Convenção. “Decidimos unir o útil ao agradável, promovendo nossos encontros, ações, trabalho e lazer em pontos da cidade que não poderiam deixar de ser visitados. A ideia, é integrar ao máximo nosso grupo à cidade, proporcionando reais experiências, pois acreditamos que é com a vivência real que podemos conhecer o melhor de um destino, fazendo com que entre de maneira diferenciada na prateleira de produtos das nossas associadas”, enfatizou o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

A programação começa na terça-feira, 5/11, com a primeira parte da Convenção Braztoa, que acontece na Universidade Caxias do Sul, e será focada nos números, eventos e gestão da entidade. O dia ainda terá o SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), um evento que visa deixar um legado em turismo responsável para a cidade que o sedia. Com inscrições gratuitas e limitadas, será composto de dois painéis interativos tendo como temas a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mais especificamente os ODS 8, 12 e 14 (crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e uso sustentável de oceanos e recursos marinhos, respectivamente.

Destaque para o formato dos painéis, que foi estruturado com o objetivo de estimular a participação do público. Após a realização de uma breve rodada de debates (15 a 20 minutos) com os participantes de cada painel, será utilizada a dinâmica inspirada no método do aquário (fishbowl), na qual sempre haverá uma cadeira livre no palco que possa ser ocupada pela plateia, fomentando o debate horizontal entre a população local, o poder público, a academia e o trade.

“Acreditamos no debate aberto e no compartilhamento de experiências e informações como caminhos práticos para a democratização de conhecimento e como ferramentas para a evolução das pessoas em todos os âmbitos das suas vidas. Essa é a proposta do SEEDS, que foi trabalhado com muito profissionalismo, entre a Braztoa e a consultoria especializada ponteAponte, para chegar a este formato que apresentaremos em Canela. Temos a certeza de que deixaremos um legado muito positivo e importante para esta cidade que está acolhendo os integrantes da Braztoa de braços abertos”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

O segundo dia de atividades começará com o lançamento de um conteúdo muito especial para a Braztoa. Os associados participantes farão parte do primeiro grupo do Projeto ZEITGEIST NAVIGATORS, uma experiência exclusiva de aprendizagem para gestores, empresários, lideranças e empreendedores – que vai ser tornar uma plataforma de conhecimento e inovação para nos ajudar a navegar entre mares da nossa sociedade e suas principais questões. As atividades serão mediadas pela equipe da UPLAB Laboratório Transmídia e conduzidas por Gustavo Nogueira, fundador da TORUS e curador do projeto NAVIGATORS. Baseado em Amsterdã, Gustavo ajuda líderes a navegar por mudanças juntos, rumo a uma sociedade criativa, sustentável e justa. Em parceria com festivais criativos como MECA, Share e Path, e com escolas de renome como Perestroika e ESPM, Gustavo Nogueira também realizou mais de 20 edições de cursos e workshops durante os últimos 5 anos para líderes das mais proeminentes marcas do Brasil.

Para completar a programação do dia, serão conhecidos os vencedores do grande protagonista da Convenção: o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020,  voltado ao reconhecimento de práticas e iniciativas sustentáveis no Brasil. Nesta edição, a premiação contabilizou recorde de inscrições: foram 180 iniciativas inscritas ( no ano passado foram 142 ) vindas de 114 municípios e 22 estados, incluindo todo tipo de organizações relacionadas ao turismo, destacando-se iniciativas sobre inovação, ecoeficiência, desenvolvimento local, igualdade de gênero, redução de resíduos, dentre outras que corroboram a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, o prêmio leva a Canela grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao turismo e à sustentabilidade, que compõem sua banca julgadora, entre eles Alexandre Garrido (ABNT/Consultoria Sextante), Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera / Discovery Channel), Fernando Kanni (Horwath HTL), Helena Costa (UNB), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobaiashi (Senac),  João Paulo Faria Tasso (UNB) e Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo). Neste ano, o júri fará, pela primeira vez, uma visita técnica ao Alpen Park, para conhecer mais e conferir de perto o trabalho realizado.

A Convenção Braztoa se encerra na quinta-feira (7), dia repleto de atividades ao ar livre e muitas surpresas preparadas pela cidade anfitriã.

“Estamos muito felizes de estar em Canela, de mostrar o melhor da cidade para nossos associados. Teremos uma programação intensa e produtiva nos próximos dias. Estaremos próximos, unidos, pensando e debatendo juntos os caminhos a serem trilhados pela entidade, que são tão importantes e impactam diretamente nos nossos negócios e na economia do Brasil”, completou Roberto Haro Nedelciu.

Agência Guanabara