Festival de Cultura Quilombola da Paraíba começa nesta terça-feira, em Alagoa Grande

Eventos Culturais

Começa, nesta terça-feira (19), no Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, o 1º Festival de Cultura Quilombola da Paraíba, que reúne 12 comunidades quilombolas da região. A programação ocorre até o próximo domingo (24).

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, PBTur, Empresa Paraibana de Comunicação, Comissão do Centenário de Jackson do Pandeiro e quilombos da Paraíba.

Oficinas de zabumba, alfaia, pandeiro, ganzá, pífano, berimbau, reco-reco, além de feira de artesanato, apresentações de dança, música e gastronomia integram a programação.

No mês que celebra a Consciência Negra, as atrações prestigiam os quilombolas da Paraíba e ainda disponibilizam a apresentação da artista Cyda Baú, às 15h do domingo (24), com show e roda de diálogos. No mesmo dia, ocorre o encontro dos 12 quilombos.

É orientação do governador João Azevedo, aproximar o Governo das minorias e da cultura interiorana, através desse tipo de evento, a exemplo do Festival de Arte Cigana, em Sousa, e do Festival de Arte Centenário Jackson do Pandeiro, também em Alagoa Grande.

Quilombos participantes – Quilombo Afro Caiana (Alagoa Grande), Quilombo do Bonfim (Areia), Quilombo Mundo Novo (Areia), Quilombo Pedra D’Água (Ingá), Quilombo do Grilo (Riachão do Bacamarte), Quilombo do Matias (Serra Redonda), Quilombo do Matão (Gurinhém), Quilombo Cruz da Menina (Dona Inês), Quilombo do Ipiranga (Conde), Quilombo de Gurugi (Conde), Quilombo de Mituaçu (Conde), Quilombo Urbano Paratibe (João Pessoa).

Clique aqui e confira a programação.

Secom Paraíba