Empresários do Brejo paraibano buscam capacitação durante 15ª Ruraltur, no Espírito Santo

Destaque Eventos

Vinte e dois donos de meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo e empreendedores criativos da produção associada ao setor no Brejo paraibano estão participando, a partir desta quarta-feira (20), das atividades da 15ª Ruraltur – Feira de Turismo Rural do Brasil. O evento itinerante acontecerá até o dia 24 deste mês, no Centro de Eventos “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). A caravana com os empresários foi organizada pelo Sebrae Paraíba, dentro das ações do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes.

Os empresários que integram a caravana atuam diretamente na oferta turística do Brejo, proporcionando experiências únicas na região. Além de palestras, visitas técnicas e rodadas de negócios, os paraibanos vão expor na Feira de Negócios, apresentando seus produtos de turismo rural, produção associada ao turismo e serviços de turismo de experiência. Neste sentido, de acordo com a gerente da agência do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, a instituição tem um papel fundamental ao oportunizar aos empresários experiências em localidades semelhantes aos municípios da região.

“Percebemos que Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, possui uma forte ligação entre o poder público e privado. Esta união move a economia e potencializa a cidade como destino turístico rural. Então, a caravana é importante porque quem participa pode extrair o que apreender de melhor daqui e aplicar em seus empreendimentos, respeitando nossas culturas, características e peculiaridades”, destacou a gestora, acrescentando que a participação de empresários em caravanas também facilita o acesso ao mercado, proporcionando capacitação e intercâmbio com outros empreendimentos e empreendedores do país.

O consultor do Sebrae, Danylo Aguiar, responsável pelo Projeto Destinos Turísticos Inteligentes, afirmou que a iniciativa é responsável por trabalhar diretamente a capacitação dos empresários ligados ao turismo na região, ofertando consultorias e treinamentos para gestores e suas equipes e qualificando a oferta turística do Brejo. “Destinos turísticos inteligentes são aqueles que trabalham aspectos ligados a governança, experiência, tecnologia e sustentabilidade de forma integrada. O projeto tem auxiliado com suporte técnico na gestão, design, controles financeiros, marketing digital, processos, criação e registro de marcas, e até mesmo consultorias mais específicas, como a gastronomia”, explicou.

O evento – A Ruraltur foi sediada pelo Sebrae Paraíba de 2005 a 2014, tornando-se um evento itinerante. Desde então, edições já foram realizadas em Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE), Gravatá (PE) e Areia (PB). Em 2020, a previsão é que a feira aconteça no Mato Grosso. Nesta edição, a gestora do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, fará palestra no dia 22 abordando a temática “Caminhos do Frio – Rota Cultural Itinerante no Brejo Paraibano”.

Já a chef de cozinha Neide Lisboa, do restaurante Terraço Lisboa, de Bananeiras, ministrará uma oficina de gastronomia, na qual apresentará a Peteca de Banana, sobremesa regional à base de banana, trigo, leite e ovos, polvilhada com açúcar e canela, que pode ser degustada com sorvete de creme e mel de engenho.

Assessoria de Imprensa