Sabadinho Bom terá sapateado e samba no pé neste sábado, em João Pessoa

Eventos Culturais

O sapateado e o samba no pé do grupo SambaTap é a atração deste sábado (23), às 12h30, no projeto Sabadinho Bom, na Praça Rio Branco, Centro Histórico da Capital. O projeto faz parte do AnimaCentro, um programa de cultura e lazer realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O SambaTap é um grupo experimental que mistura a poesia do samba, com percussão e o sapateado (Tap dance). Essa mistura foi tão boa que eles estão juntos desde 2017, em Campina Grande (CG), por meio de uma parceria entre a dançarina Thaynara Policarpo e a sambista Savanna Aires. Integram também o grupo os músicos: Tiago Perdigão (violão), Miguel Arcanjo (cavaquinho), João Marinho (percussão) e Yale Moreira (percussão e voz).

Neste show, intitulado “Pé na Areia”, o repertório contará com sambas clássicos de nomes como: Agepê, Ataulfo Alves, Zeca Pagodinho, Candeia, Dona Ivone Lara, o “Rei do Ritmo” Jackson do Pandeiro, alguns chorinhos e músicas autorais de Savanna Aires e Thiago Perdigão, como “Infinito samba”, “Memória – Impulso” e “Duduta batuta”.

Nestes dois anos, o SambaTap, segundo Savanna Aires, vem descobrindo a cada show novas formas de apresentar esta curiosa mistura, que celebra a infinita diversidade da música e traz esta novidade para o público paraibano, o “sambateado”.

“Nossa ideia era divulgar o sapateado e o samba, através da música. No Brasil, a gente tem muitas danças com sapateado, como o coco, a ciranda e o próprio samba. Nossa proposta vem mostrar também que, apesar do sapateado ter essa técnica americana, ele pode ser trabalho com diversos ritmos brasileiros”, explicou Thaynara Policarpo, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Campina Grande.

Thaynara Policarpo é dançarina. Atua como sapateadora há 14 anos e estreou no grupo de sapateado americano Tap Arretado em Lucena (PB), primeiro grupo do estilo na Paraíba, coordenado pela sapateadora paulista Alessandra Mello. Fundou a Cia de Sapateado Tap Campina em Campina Grande, e atua como diretora e coreógrafa, conquistando os prêmios de melhor grupo e júri popular no IV Festival de Arte e Criatividade (2014).

Ela ganhou o troféu de melhor grupo no Programa Dom Dança (TV Itararé) e 2º lugar entre as bailarinas. Nos anos 2016 e 2017, produziu e coreografou o musical de sapateado Maré de Arrasto. É professora no Studio Movere em JP e na Power Clube (CG), e desenvolve o projeto Samba TAP com músicos da cidade, continuando a expandir o sapateado no estado. Em 2018, participou como bolsista do DC TAP Fest, evento realizado em Washington DC (EUA), onde representou a Paraíba e o Nordeste.

Secom João Pessoa