Visit Pernambuco em Porto de Galinhas deve gerar R$ 100 milhões em negócios

Destaque Eventos

O Visit Pernambuco – Travel Show, que começou nesta segunda-feira (25) até quarta-feira (27) em Porto de Galinhas (PE), terá uma série de atividades para divulgar os destinos turísticos do estado de Pernambuco. A expectativa é que as ações durante os três dias de sua realização resultem em retorno financeiro na casa de R$ 100 milhões em negócios. Mais de 90 operadores de turismo de 23 países e do Brasil estão presentes.  O evento reúne mais de 300 profissionais da área e a programação consta de rodada de negócios, palestras, famtour.

O destino Porto de Galinhas emprega mais de 20 mil pessoas, possui 19 mil leitos disponíveis e recebe 1,2 milhão de visitantes, ou seja, mais que o total recebido pela Paraíba inteira. O estado possui outros destinos turísticos famosos, como Fernando de Noronha. Porém, o setor representa apenas 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, enfatiza que o evento contribui para divulgar os destinos existentes no estado e cita que a busca por trazer visitantes de novos mercados é uma das metas. Ele aponta que buscar turistas da Ásia é uma das propostas. O Visit Pernambuco é realizado pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e pelo Porto de Galinhas Convention e Visitors Bureau.

Na abertura, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Gilson Machado, esteve presente e reforçou a necessidade de se vender o destino Brasil no exterior: “Estamos trabalhando para fazer esse trabalho de divulgação”.

Gilson Machado citou como algumas das ações que estão sendo realizadas pelo Governo Federal nesse sentido são a transformação da Embratur em uma agência para que possa aplicar diretamente recursos na divulgação do destino Brasil no exterior, a adequação da legislação às normas internacionais para a vinda de cruzeiros, a proposta que está no Congresso Nacional para permitir o funcionamento de hoteis com cassinos, a criação arrecifes artificiais com o afundamento de embarcações e outros equipamentos para a prática de mergulho contemplativo.

Clóvis Roberto