Azul dará bolsas para que funcionários se tornem pilotos, comissários ou mecânicos

Aviação Cotidiano

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou um programa para ajudar a fazer decolar o sonho de se tornar um piloto de avião, comissário de bordo ou mecânico de aeronaves. Um comunicado que foi circulado na companhia aérea aos colaboradores, assinado pelo próprio presidente John Rodgerson, informa que o projeto de bolsas denominado “Associação Voar” abre a possibilidade de todos iniciarem a realização desse sonho.

Segundo Rodgerson, muitos colaboradores vem de famílias mais humildes e não têm oportunidade para virar um mecânico, um comissário ou um piloto um dia, e que a Associação Voar vai ajudar qualquer ‘tripulante’ (como os funcionários são conhecidos internamente) da Azul, que tenha um sonho em entrar em um desses empregos na Azul.

O presidente da Azul disse que a inspiração do projeto veio após ele rodar o país e conhecer diversos funcionários da Azul que tinham grandes sonhos, e também paixão pela empresa e pela aviação, que é um dos valores da companhia.

“E há muitas pessoas, como eu e outras pessoas que são super abençoadas, nosso conselho, nossos investidores, que podem ajudar outra pessoa. Eles querem uma maneira de ajudar o próximo, e a melhor maneira é ajudar alguém aqui dentro da Azul”, apontou John.

Como irá funcionar?

A iniciativa é inédita no país, porém é uma prática já recorrente nos EUA, principalmente devido a conhecida falta de pilotos por lá.

A Associação Voar concederá bolsas parciais exclusivamente para funcionários da Azul, a partir de recursos oriundos dos investidores da companhia, além de doações de próprios colegas de trabalho ou outra pessoa, qualquer um pode doar.

No caso de pilotos, a bolsa será aplicada em escola parceira para uma das fases da formação: Piloto Privado, Piloto Comercial, Piloto de Linha Aérea Teórico ou Jet Training.

Para comissários, será para os cursos exigidos pela ANAC ou para a banca (exame) da ANAC. Enquanto que para mecânicos será para o curso Básico (CCT), Célula ou Grupo Moto-propulsor ou Aviônicos.

Aquele que for agraciado com a bolsa não terá vantagem na seleção interna para o cargo pretendido, seguindo a mesma exigência de quem teve formação por contra própria.

Futuramente bolsas para cursos de línguas estrangeiras podem ser oferecidas dentro da Associação Voar. A expectativa é que sejam abertas inscrições ao menos uma vez por ano.

Como será a seleção?

A seleção para os bolsistas terá três pilares: aspectos sociais e econômicos, mérito e avaliação de perfil. O candidato terá que se enquadrar em todos estes pilares para se tornar bolsista.

A primeira parte será da análise socionômica com comprovação da situação familiar, preenchimento de formulários e entrevistas com o serviço social da Azul.

Já a segunda irá avaliar o mérito do funcionário, incluindo seu histórico de carreira, avaliações e conduta na Azul. Por último a avaliação de perfil para o cargo levará em conta avaliações psicológicas, competências e nível de idioma.

Não existe um número de bolsas determinado, já que elas dependem de doações e o pagamento da bolsa será feito diretamente às escolas associadas.

Caso o funcionário já tenha parte da formação concluída, poderá participar normalmente, assim como também tentar de novo caso não seja aprovado em alguma das etapas.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Associação Voar, para acessar clique aqui. Para doar clique neste outro link.

Redação com AeroIn