Bondinho Pão de Açúcar celebra acessibilidade no Dia Internacional da pessoa com deficiência

Cotidiano

Nesta terça-feira (03) o Bondinho Pão de Açúcar comemorou o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, recebendo no parque as ONGs Amadinhos Down e o projeto Sorrindo RJ. Ao todo, 42 pessoas participaram da ação, que celebrou a inclusão e a acessibilidade em atrações turísticas.

O projeto Sorrindo RJ levou um grupo de 21 pessoas para o passeio. Sob a liderança da Flavia Fabres, o grupo é composto por autistas, sindrômicos e downs, como a Isabela de Oliveira, de 34 anos, que é autista, e teve a oportunidade de voltar ao Bondinho Pão de Açúcar depois de 24 anos. Para ela, o contato com a natureza foi um dos pontos mais agradáveis do passeio.

Integrante do grupo Amadinhos Down, Rodrigo, de 20 anos, portador de autismo, teve sua primeira experiência no parque. Sua mãe, Elizabete Braga, conta que se surpreendeu com o comportamento dele. “O Rodrigo tem um grau severo de autismo, o que, às vezes, o deixa muito fechado. Então, sempre evitei passeios como esse por medo da reação dele. Mas estou muito feliz em ver como ele está curtindo. A alegria dele me surpreendeu”, conta.

A ação, capitaneada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), aconteceu em parques por todo o país. Estima-se que aproximadamente 15 mil pessoas, a maior parte delas crianças e jovens, por meio das instituições, compareçam às atividades até sexta-feira (06).

FSB Assessoria