Centro Histórico de Taperoá é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba

Destaque Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou projeto de lei que reconhece o Centro Histórico do Município de Taperoá (PB) como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. O projeto foi de autoria do deputado estadual João Bosco Carneiro. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira.
Segundo a justificativa do deputado, o Centro Histórico da cidade paraibana revela um laboratório de cultura, além de todo um conjunto de prédios antigos, que contam a história de desenvolvimento. “Centro Histórico da cidade é composto de construções que identificam a história da própria Paraíba”.

Taperoá está localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 13 421 habitantes. Área territorial de 640 km².

Taperoá é famosa por nela transcorrer toda a história da peça Auto da Compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna. No ano de 2007, Taperoá viveu bons momentos com as gravações da microssérie A Pedra do Reino, escrita também por Ariano Suassuna. Na época, foi montada um cidade cenográfica onde foi gravada a história, com a participação de artistas locais e da própria Rede Globo. Durante o período de gravações a cidade foi muito vista por parte da imprensa.

Fábio Cardoso