Santa Luzia será o próximo destino paraibano de turismo criativo, em 2020

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Oficinas de cerâmica, de forró, camaleão, rancheira, de papietagem, para tocar triângulo ou zabumba, são algumas das experiências turísticas diferenciadas que serão ofertadas aos turistas na cidade de Santa Luzia, na Paraíba. “Essa é a nova forma de fazer turismo, envolvendo tanto os turistas e visitantes, quanto os moradores, na criação dos produtos turísticos”, afirma Regina Amorim, presidente da Santura – Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia – criada em 06 de maio de 2017.

A ideia, segundo a gestora de turismo e economia criativa, é que os produtos ofertados no turismo sejam construídos pelas pessoas que vivem no município. “O turismo criativo gera uma oferta turística diversificada, através de formas criativas de promover a cultura local. Outra vantagem do turismo criativo é o fortalecimento da auto-estima da população, valorizando e ajudando a preservar as tradições culturais”, aponta Amorim.

Na opinião dela, as atividades protagonizadas pela comunidade podem gerar emprego e renda, estimular a economia local, e podem ajudar a distribuir renda e combater a pobreza.

Para melhor identificar e preparar os empreendedores criativos do município de Santa Luzia, a Santura buscará parcerias para realizar em 2020 várias ações estruturantes, dentre elas, o Seminário de Boas Práticas para o Turismo Criativo.

“Esta oferta original de turismo criativo abrange arte, cultura, gastronomia, dança ou qualquer ativo do local, de modo a criar uma conexão com a ‘cultura viva’ do município”, pontua a gestora.

“Turismo criativo está focado na economia criativa. Oficinas interativas para elaboração de souvenir, oficina de culinária local com preparação de pratos típicos. Passeio ecológico de bicicleta com plantio de mudas nativas, oficina de arte urbana, contação de histórias do quilombo do Talhado. Oficina de roupas e acessórios juninos, oficina de reciclagem de roupas para criação de peças personalizadas.”

Segundo Amorim, esses são exemplos de integração do turismo e da economia criativa, levando a formatação de experiências, bem como formas de consumo criativo, para os turistas. “A base do Turismo Criativo é o respeito às tradições. O seu cliente está cada vez mais informado sobre a cultura do local e procurando informações pela internet.”

A ideia é que o turista vivencie experiências únicas e mergulhe na cultura local. É interagir emocional e socialmente com o ambiente para que se sinta como um morador do lugar visitado. “Em um futuro próximo, o turista não só viajará para os lugares famosos, como também para pequenas e desconhecidas cidades. Essa será a vez de Santa Luzia decolar no turismo criativo, com qualidade e diferencial competitivo”, prevê a gestora.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa