O Palácio Tangará foi o espaço escolhido para receber os convidados da WTM Latin America em um café da manhã com muitas novidades. A diretora do evento, Luciane Leite e a gerente de marketing da WTM Latin America, Thais Del Bem, pontuaram os programas que se repetem na edição 2020 e o que há de novo para o próximo ano.
Luciane Leite destacou, entre outros, o empenho da equipe e os bons resultados conquistados na edição 2019, o trabalho contínuo de benchmark com as demais feiras do portfólio WTM, as boas práticas validadas junto ao Conselho Consultivo e a ativa participação de organizações da América Latina com a ampliação de ações, expositores e parcerias dentro e fora do evento.
A 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável, único prêmio de abrangência latino-americana, foi destaque durante o bate-papo. Com cerca de 15 projetos inscritos, o tema recorrente em todo o portfólio global da WTM merece atenção e será cada vez mais presente no evento latino-americano. De acordo com Luciane, o turismo responsável precisa ser cada vez mais valorizado.
No pavilhão 2020, a organização do evento contratará food-trucks de refugiados, incentivará a redução do uso de papéis e, buscará alternativas para que, ao final da feira, os materiais utilizados tenham uma destinação correta e consciente.
O Travel Forward, evento de tecnologia em turismo e hospitalidade se mantém para o próximo ano, e na 8ª edição, terá dois dias de palestras específicas sobre o setor e um espaço para um trabalho em conjunto com start-ups. Assim como o programa Women in Travel, que a exemplo da edição deste ano, oferecerá mentoria para mulheres que desejam empreender no turismo.
Luciane refletiu sobre um questionamento muito comum: o futuro das feiras. E afirmou que as feiras continuam sendo uma importante ferramenta de networking, e as relações pessoais – o face to face-, seguem sendo diferenciais para a geração de negócios, proposição de parcerias, aproximação de interesses e gerador de confiança mútua. Acredito que mesmo com as tecnologias disponíveis, as feiras seguem em um ritmo de crescimento positivo e vemos isso inclusive no interesse das pessoas em visitarem o evento.
Nesse sentido, a executiva reforçou o WTM Live, uma iniciativa que fomenta negócios e experiências para além do pavilhão. “Tem destinos que querem ir além dos estandes, querem oferecer experiência. Com o WTM Live criamos oportunidades tailor made para atender essa demanda junto ao expositor”, afirma. Costa Rica, Peru e Chile são exemplos dessas ações, que trazem a América Latina fortalecida e mais presente no evento de formas diferentes.
Outro programa que será dado continuidade é Corporate Travel Area, que terá no primeiro dia do evento, conteúdo focado para travel managers. Já o 2º dia será dedicado aos meeting planners com curadoria da MPI e conteúdo específico para o segmento MICE.
O 3º dia do evento terá um Programa inédito para estudantes, em parceria com Institute of Travel & Tourism (ITT), responsável pelo programa Future You. Essa será a primeira edição do programa no evento latino-americano, que já está consolidado na feira de Londres. À frente do projeto está a professora Mariana Aldrigui, pesquisadora em Turismo na USP e Coordenadora da GTTP (Global Travel and Tourism Partnership) no Brasil.
Outros pontos como a parceria com a câmara LGBT – que terá ações especiais dentro do evento -, e o resultado de uma pesquisa realizada com os agentes de viagem que indicaram o continente asiático como principal destino, foram abordados, além da planta do evento.
“Estive por muitos anos no papel de cliente e hoje, atuo do outro lado. Essa expertise e olhar apurado agrega muito na concepção do evento. Temos uma preocupação enorme com a entrega e satisfação de nossos clientes e trabalhamos continuamente para trazer melhorias, inovações e atender as demandas do mercado. E vemos essa evolução ano após ano”, finaliza Luciane.
Mais informações: https://latinamerica.wtm.com/
MAPA Comunicação Integrada