Pontos turísticos de Campina Grande serão vistos na palma da mão dos turistas

Destaque Paraíba

Os pontos turísticos de Campina Grande com informações sobre a sua história poderão ser revelados na palma da mão das pessoas – turistas ou os próprios moradores da cidade. Essa realidade está mais próxima de acontecer. Com uma semana de antecedência, uma campanha da arrecadação de contribuições atingiu a meta estabelecida para viabilizar o projeto TecTur Campina. Esse projeto foi idealizado e selecionado pelo programa Matchfunding BNDES+Patrimônio Cultural, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foi criada uma verdadeira força-tarefa na cidade envolvendo a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, que liderou o movimento, com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e do Desenvolvimento Econômico (SEDE), Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau, Blog Retalhos Históricos de CG, Instituto Histórico de Campina Grande, além de contar também com parceiros da iniciativa privada.

Até terça-feira (17), a comissão havia arrecadado mais de R$ 72 mil, valor estabelecido como meta do projeto. Pelo novo formato do edital que selecionou o projeto, o financiamento obrigatoriamente deveria ser por meio coletivo, chamado de Matchfunding. Por conta disso, para que todo o processo fosse desenvolvido com o apoio da instituição era preciso que ele recebesse primeiro apoio das pessoas, segundo o secretário Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ribeiro.

O secretário afirmou que para sair do papel o projeto precisou da colaboração de todos. Então, foi criada a campanha ‘É tudo ou nada’ no sentido de arrecadar o valor necessário para alcançar a primeira meta.

Lucas Ribeiro explicou que após o encerramento da campanha – que será no dia 25 de dezembro – haverá um período para a compensação do valor arrecadado. Em seguida, será solicitado o depósito junto ao BNDES da primeira remessa dos valores. Após oito dias úteis, o banco transfere o dinheiro na conta do Paqtc. “Na data do depósito o projeto será iniciado. Tenho seis meses para entregar tudo”, enfatizou o secretário.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, comemorou o sucesso da campanha e afirmou que o projeto representa um marco para o turismo de Campina Grande. Além de ampliar o leque de informações sobre os roteiros e os pontos turísticos da cidade, o aplicativo servirá como uma ferramenta que será um diferencial para agências de viagens, operadoras de turismo, hotelaria, apontou Rosália.

Todo esse processo, reforçou a secretária, confirma o “DNA de tecnologia e inovação que são marcas registradas de Campina Grande”. Rosália já vislumbrou o ganho de informação com a realização do Maior São João do Mundo, em junho de 2020. “Mais de 2,5 milhões de pessoas – público estimado em 2019 –  terão acesso às informações na palma da mão”, apontou a secretária.

Os recursos obtidos através do matchfunding servirão para custear:

– Aquisição dos totens de mídia (35% do orçamento);

– Licenças e infraestrutura de TI (15% do orçamento);

– Custeio de desenvolvedores e Analistas (30% do orçamento);

– Custeio de Designers (10% do orçamento); e

– Custeio de historiador (10% do orçamento)

A proposta do TecTur Campina é unir turismo e tecnologia para ajudar a contar as histórias e preservar as ricas memórias de Campina Grande. Por meio de um aplicativo com recursos multimídia e de realidade aumentada será possível interagir com a história de diversas atrações turísticas da cidade na palma da mão.

O aplicativo TecTur Campina pretende criar um novo conceito de turismo cultural, ao permitir que o usuário viaje ao passado de Campina Grande, dos seus pontos turísticos, monumentos e acontecimentos históricos, através de imagens, vídeos e animações em 3D, com base na tecnologia de realidade aumentada

Também será possível acessar outras funcionalidades, como traçar uma rota a partir de sua localização para qualquer um dos 15 pontos turísticos presentes no aplicativo ou ainda receber dicas de bares, hotéis e restaurantes. Assim, o usuário poderá aproveitar ao máximo tudo o que a nossa cidade tem para oferecer.

Através da parceria com o “Instituto Histórico de Campina Grande” com o “blog Retalhos Históricos de Campina Grande”, o TecTur Campina irá criar um acervo digital com conteúdo multimídia sobre os 15 pontos turísticos de maior destaque da nossa cidade.

Estarão presentes no aplicativo:

– Mapa de 15 pontos histórico-culturais da cidade;

– Descrição textual sobre o ponto turístico;

– Fotos 360 graus de cada ponto;

– Dicas de bares, hotéis e restaurantes.

O projeto

O TecTur Campina foi selecionado pelo programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e será executado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau, Blog Retalhos Históricos de CG, Instituto Histórico de Campina Grande, além de contar também com parceiros da iniciativa privada.