Programas sociais da Abrasel geram emprego e renda na Paraíba

Destaque Paraíba

Oferecer oportunidade para a população é um dos principais compromissos da Associação de Bares e Restaurantes da Paraíba. Por meio de cursos, qualificações, e ofertas de estágios, a associação promove ações de inclusão social que são fundamentais para o desenvolvimento profissional dos participantes. Entre os principais projetos, destacam-se o curso de ‘Gastronomia Social’, que está na quinta edição, e o projeto ‘Primeira Chance’, que foi lançado este ano.

O curso ‘Gastronomia Social’ tem como finalidade oferecer capacitação gratuita em gastronomia e, consequentemente, inserção no mercado de trabalho por meio de estágio. A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e este ano está beneficiando cerca de 25 pessoas que estão inseridas nas ações de inclusão social e produtiva da prefeitura. O curso é dividido em cinco módulos, mais o estágio, onde os alunos poderão aprender todo o funcionamento das cozinhas, bem como ter a oportunidade de colocar em prática o que for aprendido em sala de aula.

“O programa Cozinhas Comunitárias é uma ação de inclusão socioeconômica que realizamos há cinco anos. Estamos no quinto ano oferecendo um curso bem completo com apresentação de técnicas e certificação da Vigilância Sanitária. As aulas estão acontecendo estrategicamente nesse período, pois estamos chegando no verão e após o curso os profissionais estarão prontos para atender a demanda da alta estação”, afirma o presidente da Abrasel-PB, Arthur Lira.

O programa ‘Primeira Chance’, por sua vez, foi lançado este ano com o objetivo de oferecer aos jovens uma oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, o programa é direcionado para egressos e concluintes do 3º ano do ensino médio das escolas técnicas do estado e, nesta primeira etapa, irá beneficiar cerca de 230 jovens. A ação acontece em parceria com o Governo do Estado da Paraíba que fornecerá uma bolsa-auxílio, além de acompanhar de perto o desempenho de cada um dos participantes do programa.

O presidente da Abrasel-PB ressalta que esse projeto representa a responsabilidade social que a associação tem em promover oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. “O programa oferece o estágio remunerado, o que significa também uma inclusão econômica desses jovens. Cada um deles será monitorado, terá um acompanhamento do Governo do Estado, o que é importante. Os jovens vêm comprometidos em ajudar, em aprender, e essa é mais uma forma de promovermos a inclusão dentro dos estabelecimentos. Torço para que esse programa se torne ainda maior e alcance toda a Paraíba”, enfatiza Arthur Lira.

Pauta Assessoria de Comunicação