Eventos potencializam a frequência de turistas na alta temporada uruguaia

Mundo

O carnaval mais longo do mundo, a mostra de arte mais cobiçada da América do Sul, festivais de jazz conhecidos mundialmente, e o animado ano novo de Punta del Este: janeiro ferve na alta temporada do vizinho. Os costumes culturais do Uruguai são extremamente valorizados pelos moradores e turistas. Já conhecidos internacionalmente, esses acontecimentos potencializam a vinda de estrangeiros na alta temporada e quem estiver no país vai sair ganhando.

Os uruguaios têm uma pequena queda por festivais, tradições, festas e eventos de longa duração. O mês de janeiro é um dos mais movimentados na agenda do vizinho. Começando pelo ano novo de Punta Del Este – já cativo dos brasileiros, despensa apresentação – tem as festas mais famosas:

– La Reveillon; La Sensation, acontece no Clube de la Playa (Manantiales) com vista para o mar; e a BOX, que acontece no parque nacional El Jaguel, localizado em La Barra.

A Este Arte 2020, dá sequência aos eventos em Punta, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro. Pensada para deixar os amantes da arte, colecionadores e artistas boquiabertos, a 6ª edição do festival de arte traz o melhor das galerias da América do Sul. Diversão e glamour em único ambiente, no centro de convenções de Punta Del Este (www.estearte.com).

Dois festivais de Jazz, reconhecidos internacionalmente, atraem turistas de todas as partes do mundo. O Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este acontece entre os dias 3 e 6 de janeiro e traz ao público bandas de vanguarda e contemporâneas de diferentes nacionalidades (http://www.festival.com.uy/). E em Mercedes – cidade localizada no departamento de Soriano – acontece o Jazz a La Calle 2020 – Mercedes (https://www.jazzalacalle.com.uy/) entre os dias 11 e 19 de janeiro.

E finalmente um dos eventos que mais traz orgulho ao uruguaio, o carnaval, que é uma mistura de ritos africanos e europeus, mistura desfile de carnaval com teatro, dança com interpretação e é celebrado em doses homeopáticas por mais de 45 dias. Esse ano a largada é dada no dia 23 de janeiro com um enorme desfile que acontece na Avenida 18 de Julio, no centro de Montevidéu. No entanto, é em fevereiro o ápice da festa: no desfile de LLamadas, que evoca os encontros de escravos negros que se reuniram fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. Dezenas de milhares de espectadores vibram com a força e a cor do candombe, caracterizada pelo diálogo entre três tipos de tambores: chico, repique e piano, nos dias 6 e 7 de fevereiro pelos bairros Sur e Palermo.

A murga é outro dos selos culturais mais representativos do carnaval. Com humor e sátira, representa a cada ano sua visão do Uruguai e do mundo, executando um amplo espectro de ritmos musicais, entre os quais se destaca a “marcha dos caminhões” executada com “bombo”, “platillo” e “redoblante”.

Arabella