Ex-governador volta da Europa, é preso no aeroporto de Natal e segue para a Polícia Federal, em João Pessoa

Destaque Paraíba

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) desembarcou na noite desta quinta-feira (19) no Aeroporto Internacional de Natal (RN) por volta das 22h, quando foi preso pela Polícia Federal (PF). De lá, ele seguiu para João Pessoa diretamente para a sede da PF. Ricardo retornou ao Brasil em um voo da empresa TAP com rota de decolagem de Lisboa, em Portugal.

O socialista foi um dos alvos da sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final – deflagrado na terça-feira (17) quando teve um mandado de prisão expedido pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida. O ex-governador é acusado de chefiar uma organização criminosa responsável de desviar dinheiro público da saúde e educação.

Os advogados de Ricardo Coutinho chegaram a ingressar com um pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em segredo de justiça. Até o momento não existe informação se o pedido foi aceito por algum ministro.

O argumento da defesa, é que os fatos listados na decisão do desembargador Ricardo Vital, relator do processo no Tribunal de Justiça da Paraíba, não são suficientes para justificar a prisão preventiva. E para isso, levanta uma série de pontos, como por exemplo, que a questão da garantia da ordem pública não se justifica, pelo fato de Ricardo não ter mais relações com o Governo do Estado, destacando o rompimento entre ele e o governador João Azevêdo (sem partido).

Desde que essa fase da operação foi deflagrada, a reportagem do Turismo em Foco tem repercutido com o setor empresarial, em especial, do segmento turístico. Todos ouvidos lamentaram o possível envolvimento do ex-governador nesse esquema de corrupção e torcem para que a verdade venha à tona e esperam que tudo seja esclarecido, inclusive, que realmente Ricardo esteja falando a verdade e prove a sua inocência.

Um dos empresários ouvidos pelo Turismo em Foco afirmou que Ricardo foi um dos melhores governadores que a Paraíba já teve e que ele trouxe de volta a autoestima para o povo paraibano. “Passamos a nos orgulhar novamente de sermos paraibanos, por o estado representar avanços em todos os sentidos, com uma economia forte, com a geração de empregos e renda, mas, sobretudo, por termos um estado com as contas praticamente saneadas, sendo exemplo para o restante do Brasil”, afirmou o empresário, que pediu sigilo do seu nome.

Em sua conta no Instagram, o ex-governador havia lamentado a decretação de sua prisão, afirmando ter sido surpreendido com a decisão da justiça. “Fui surpreendido com decisão judicial decretando minha prisão preventiva em meio a uma acusação genérica de que eu faria parte de uma suposta organização criminosa.”

Na nota, Ricardo disse que estava sereno e mandou um recado à população da Paraíba que contribuirá com a justiça “para provar minha total inocência. Sempre estive à disposição dos órgãos de investigação e nunca criei obstáculos a qualquer tipo de apuração.”

“Acrescento que jamais seria possível um Estado ser governado por uma associação criminosa e ter vivenciado os investimentos e avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados.”

“Lamento que a Paraíba esteja presenciando o seu maior período de desenvolvimento e elevação da autoestima ser totalmente criminalizado.
Estou em viagem de férias previamente programada, mas estarei antecipando meu retorno para me colocar à inteira disposição da justiça brasileira para que possa lutar e provar minha inocência.”

Fábio Cardoso, com Portal Correio