Pitimbu completa 58 de emancipação política e homenageia a artesã Mestra Zefinha com Memorial

Cotidiano Paraíba

A cidade de Pitimbu, no litoral sul da Paraíba, está completando neste domingo (22) 58 anos de emancipação política e, entre as comemorações, está a inauguração do Memorial Mestra Zefinha, que teve investimento de R$ 200 mil com recursos próprios da prefeitura.

Mestra Zefinha – Maria José do Nascimento – foi uma artesã pioneira no artesanato da fibra da palha do coqueiro, uma arte requintada do trançado da fibra do coqueiro.

Segundo o secretário de Turismo de Pitimbu, Chico Pinheiro, Zefinha passou a sua arte para várias gerações da região e que até hoje sobrevivem dessa atividade, produzindo peças que são vendidas para turistas e moradores da Paraíba.

A artesã também foi agraciada com o Título de Mestra das Artes, por meio da Lei Canhoto da Paraíba, além de ter recebido o Título de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara de Vereadores.

Chico Pinheiro disse que o projeto foi concebido com o objetivo de valorizar a cultura local. “É uma forma de homenagear a todos os artesãos que trabalham com o trançado da fibra da palha do coqueiro, uma atividade bem nossa, despertando assim o sentimento de pertencimento”, pontuou o secretário.

Fábio Cardoso