Igrejas históricas de João Pessoa são roteiros imperdíveis pelo patrimônio cultural da Paraíba

Destaque Paraíba

Viajar para a Capital da Paraíba pode incluir mais roteiros do que o belo litoral e suas praias. O Centro Histórico de João Pessoa é um dos locais que todo visitante deve procurar conhecer. A terceira cidade constituída mais antiga do Brasil tem sua história contada nos belos monumentos arquitetônicos e religiosos. As Igrejas do Centro de João Pessoa destacam todo o valor de patrimônio histórico e cultural da Capital.

Sob a proteção de Nossa Senhora das Neves, a Capital Paraibana encontra sua fé e religiosidade representada por seus complexos arquitetônicos, que trazem do barroco ao ecletismo. Destacam-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o Conjunto Barroco Franciscano da Paraíba, Complexo Carmelita, Mosteiro Beneditino e a Igreja da Misericórdia, fechando um belíssimo contexto de igrejas históricas no Centro da Capital.

Foto: Rosemaire Wanderley

Centro Cultural São Francisco é uma das principais visitas no centro histórico de João Pessoa. É o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba, que começou a ser erguido em 1589. O CCSF é aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e no sábado, das 9h às 14h30. É cobrada uma taxa de visitação de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). A visita é acompanhada por um guia que fala os idiomas português e inglês. Este complexo arquitetônico inclui a Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Capela Dourada e o Claustro. Nas terças e sextas, o CCSF realiza concertos de música clássica para os visitantes, das 10h às 12h.

Foto: Luís A. Florit

Mosteiro de São Bento é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos no século XVII, formado pelo mosteiro e a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat. Este patrimônio é considerado um dos mais importantes do Brasil. O mosteiro é aberto para visitação das 6h às 14h, de segunda a sexta. Durante a semana ocorre missas às 7h30.

Foto: Arquivo ArquiPB

Igreja de Nossa Senhora das Neves, hoje Catedral Basílica, fica localizada na Praça Dom Ulrico e foi construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves. A Catedral fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 14h, com missas ao meio-dia. Aos sábados, ocorre missa às 18h e, aos domingos, às 6h, 9h, e 18h.

Foto: Rosimeire Wanderley

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Dom Adauto, compreende um conjunto arquitetônico construído pelos carmelitas, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pelo Palácio Episcopal (antigo Convento Carmelitano e atual sede da Arquidiocese da Paraíba), ambos construídos no século XVI, e pela Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, datada do século XVIII. A Igreja do Carmo fica aberta à visitação de segunda a sábado das 14h às 17h30.

Foto: Acervo Memória JP

Igreja da Misericórdia fica localizada na Av. Duque de Caxias e é uma das mais antigas da cidade de João Pessoa, sendo a única que possui sua fachada original, bem como boa parte do seu interior. A fachada mostra os traços maneiristas, sem os adornos e ostentações do barroco. A Igreja fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Foto: Rosimeire Wanderley

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves foi construída em 1843 com influência eclética. A edificação é parte integrante do conjunto arquitetônico disposto no largo homônimo. O prédio passou por uma restauração em 2000. O diferencial está na sua localização, próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja. É aberta para visitação de segunda a sábado, das 9h às 12h, e fica localizada ao lado da Praça Antenor Navarro, próximo de outro famoso ponto turístico da cidade: o Hotel Globo.

A Capital Paraibana se transforma, ao longo dos dias, para melhor acolher seu povo e seus visitantes. A hospitalidade, a riqueza de sua natureza, a beleza de suas praias e a fé de sua população escrevem mais uma página de sua história, onde a alegria e o amor fazem morada.

Site Arquidiocese da Paraíba – Foto capa: Antonio David/PBTur