Com direito a batismo, espanhola Aena Brasil assume Aeroporto de Campina Grande

Aviação Destaque

Com direito a banho de batismo em um dos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Aena Brasil assumiu, na madrugada desta quinta-feira (17), a administração do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande. Uma equipe multidisciplinar que chegou de Madri (Espanha) está tomando pé do que foi repassado pela Infraero, que tinha a gestão do equipamento.

Em contato com a reportagem, a assessoria da empresa espanhola informou que a Aena, atualmente, está focada em todo o processo de transferência operacional do aeroporto, para abrir os seis aeroportos que comprou por meio de leilão realizado no ano passado. “Quando essa fase estiver concluída, entraremos em contato com toda a mídia”, completou.

No entanto, conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, algumas medidas já foram anunciadas pelo diretor-presidente de Aena Brasil, Santiago Yus. Entre as ações a serem desenvolvidas estão a climatização de todo o prédio do aeroporto e colocação de sistema de wifi, além de melhoria de baterias de banheiros. Existe ainda a previsão de contratação de novos colaboradores.

Rosália Lucas afirmou que a expectativa da prefeitura de Campina Grande, assim como do trade turístico da cidade, é de que a nova gestão do aeroporto consiga atrair mais voos para o aeroporto. Atualmente, há operações da Azul (de e para Recife e conexões) e da Gol Linhas Aéreas (de e para Guarulhos/São Paulo). “Toda empresa privada visa lucro e trabalha com dados e, certamente, terá que negociar a vinda de novos voos para Campina Grande”, disse a secretária. O João Suassuna recebeu 125.468 passageiros no período de janeiro a novembro de 2019.

Também nesta quinta-feira, a Anac informou que os outros quatro aeroportos do Bloco Nordeste, entre eles o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, estarão aptos de serem transferidos para a Aena a partir de 11 de fevereiro. A data foi definida dentro do Plano de Transição Operacional previsto no leilão. Porém, ainda não está confirmada a mudança de administração para a Aena de todos os aeroportos nessa data.

Santiago Yus, que encontra-se à frente da equipe operacional, disse que todos os que compõem a Aena estão “muito felizes para iniciar a operação do primeiro aeroporto paraibano e que em breve iremos complementar João Pessoa, na lista dos seis aeroportos atribuídos à Aena. Acreditamos que nosso know-how em serviços aeroportuários e a colaboração com diferentes instituições públicas e companhias aéreas ajudarão a desenvolver o tráfego aéreo para este Estado”.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2018, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA. www.aenabrasil.com.br

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa