MSC Cruzeiros amplia seu plano de expansão para 2030, com foco na nova geração de tecnologia ambiental

Cotidiano

A MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique ampliaram ainda mais sua parceria de longo prazo ao realizar anúncios estratégicos em uma cerimônia realizada no Palácio de Matignon, a residência oficial do primeiro-ministro francês. A cerimônia contou com a presença de Édouard Philippe, primeiro-ministro da França; Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente Executivo do Grupo MSC; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros; e Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique.

Primeiro, as duas empresas anunciaram a assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class, movidos a GNL, a serem entregues em 2025 e 2027. O primeiro dos dois navios iniciais da classe está atualmente sob construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, e entrará em serviço em 2022. Com 205.000 GT, ele se tornará a maior embarcação operada por uma linha de cruzeiros europeia, bem como o primeiro navio de cruzeiro movido a GNL construído na França. Comparado ao combustível marítimo padrão, o GNL reduz as emissões de enxofre e particulados em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.

Esses contratos representam um investimento de capital da MSC Cruzeiros superior a 2 bilhões de euros, que deverão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2.400 empregos de período integral nos próximos três anos e meio, diretamente suportado por essas encomendas. A assinatura de hoje também permite que o estaleiro comece a trabalhar com as centenas de fornecedores e subcontratados envolvidos nos projetos, colocando em movimento um novo ciclo que beneficiará muito a economia francesa.

Além disso, a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique também estenderam sua parceria na próxima década com dois projetos adicionais. Primeiro, as empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de uma nova classe de navios de cruzeiro movidos a GNL para operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projeto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros se concentrarão no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, em linha com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representam um investimento de capital superior a 4 bilhões de euros e 30 milhões em horas de trabalho para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projeto.

Em um segundo MOU, a MSC Cruzeiros em parceria com o Chantiers de l’Atlantique prevê o desenvolvimento de outro conceito inovador para uma classe de navios, com o qual eles explorarão oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderiam trazer para o transporte de passageiros.

Os três acordos assinados hoje representam um investimento superior a 6,5 bilhões de euros na economia francesa.

Agência Ideal HKS