Espetáculo ‘Confissões’ será encenado nesta terça no Centro Cultural Casa da Pólvora

Eventos Culturais

Dois grandes atores paraibanos, Everaldo Pontes e Edilson Alves, estão juntos no palco do projeto Terças Culturais para encenar ‘Confissões’. Será nesta terça-feira (21), às 19h, no Centro Cultural Casa da Pólvora, Centro Histórico de João Pessoa. A programação faz parte do AnimaCentro, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O espetáculo é um drama baseado no texto que revisita as confissões de Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofo dos primeiros anos do Cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do Cristianismo e da filosofia ocidental. O espetáculo foi escrito pelo ator, diretor e dramaturgo Paulo Vieira, com direção de Everaldo Vasconcelos.

Em cena os atores mostram o encontro de Santo Agostinho com um amigo de infância que se tornou ator. Com visões de mundo diferentes, surgem também os conflitos e o resgate dos afetos construídos a partir de suas memórias.

Confissões está em cartaz há cinco anos. “Quando estreou, tinha uma estrutura cênica diferente. Hoje, é um espetáculo concebido no teatro tradicional. Tomou um formato mais clássico”, contou Edilson Alves, que interpreta Miguel, amigo de Santo Agostinho vivido pelo ator Everaldo Pontes.

“Confissões é uma peça que gosto muito de fazer, pelo tema, pelo curto tempo de duração e também pelo fato de ser apenas com quatro pessoas, duas no palco, uma iluminando e a quarta dirigindo. Acho que Confissões tem mantido um diálogo muito instigante com o público. É sempre desafiador fazer teatro e Confissões confirma isso”, disse Everaldo Pontes.

Quando perguntado como é encenar com Everaldo, o ator de Como Nasce um Cabra da Peste, Edilson Alves, comentou que é muita responsabilidade, coragem e alegria em dividir energias e intenções de cena. “E muita entrega para ficar no mesmo nível dele”, disse Alves.

Sacra Folia – Após Confissões, haverá apresentação do espetáculo ‘Sacra Folia’, que é dirigido por Anna Raquel Apolinário e Léo Santiago da Cia Borandá de Teatro. Este se baseia na obra de Luiz Alberto de Abreu e consiste em uma divertida comédia para todas as idades. O texto encenado conta a história de uma família perseguida por Herodes e seus soldados, que se perde durante a fuga para o Egito e, graças às leis das probabilidades, acaba chegando ao Brasil.

No elenco desta montagem estão os atores Anna Raquel Apolinário, Erivan Lima, Joelton Barros, Léo Santiago, Mariana Petite e Matheus. A direção musical é de Alexandre Almeida e fotografia de Alison Bernades e Renato Oliveira.

Dança – No final das apresentações, a Companhia Nega Fulô apresenta o espetáculo ‘Mais belo dos belos’, dirigido por Robertha Fernandes.

AnimaCentro – As atividades que acontecem no Centro Cultural Casa da Pólvora estão inseridas no AnimaCentro, lançado em dezembro de 2017 dentro da política de valorização e incentivo à cultura, ocupando com as artes os espaços do Centro Histórico da Capital.

Secom João Pessoa