Galeria de Arte a céu aberto impulsa atividade turística em Chã do Jardim, na Paraíba

Destaque Paraíba

Os trabalhos de 12 artistas visuais estão transformando um dos destinos turísticos da Paraíba em uma galeria a céu aberto. Desde a semana passada, o projeto ‘Galerias – arte em comunidade’ está sendo desenvolvido na comunidade Chã de Jardim, em Areia, na região do Brejo paraibano. Até a próxima quinta-feira, diversas moradias estarão servindo de telas para a exposição dos trabalhos dos artistas. Nesse dia, haverá uma solenidade de inauguração da ‘exposição’.

De acordo com Luciana Balbino, líder da comunidade de Chã de Jardim, o trabalho dos artistas já começa a chamar a atenção das pessoas que passam pela rodovia. “Muitos estão parando para fotografar e levar de lembrança”, afirmou. O próprio comércio local já começa a sentir reflexos positivos, pois têm aumentado também a freqüência de turistas que param para almoçar ou lanchar. “Algumas pousadas já têm reservas para as pessoas que virão para a inauguração da exposição”, revelou Luciana.

A líder de Chã de Jardim disse que o envolvimento das pessoas é bastante grande. “Toda a comunidade está envolvida e as crianças e adolescentes aproveitando para aprender com os artistas. São eles que ajudam. Já estamos hoje no quarto dia de trabalho e já aparecem paredes prontas”, apontou.

Essas pinturas durarão em torno de quatro anos e as pessoas da associação local e da comunidade serão os responsáveis em preservar e mantê-las através de uma série de produtos que serão confeccionados com estes desenhos.

O projeto teve a iniciativa do artista plástico Guataçara Monteiro, e de João Paulo Pessoa, que convidaram artistas de diferentes regiões do Brasil para, voluntariamente, intervirem nas fachadas das casas e muros da comunidade paraibana, cada um com seu estilo e linguagem, mas sempre reforçando os temas locais, como a natureza e a cultura nordestina.

 

“O projeto Galerias quer contribuir ainda mais para o empoderamento social que já acontece por lá”, reforça o idealizador do projeto.

A fotógrafa Amanda Mello (PA) além de registrar o processo, produzirá um documentário que será veiculado nas mídias sociais a partir de maio de 2020, com o objetivo de estimular mais projetos desta natureza.

 

Entre os artistas, estão grandes nomes da arte no Brasil e no mundo, como o paraibano Clóvis Júnior, um dos principais nomes da Arte Naif da América Latina; Vespa, grafiteiro com reconhecimento mundial; além dos artistas Douglas Reis (SP), Perron Ramos (PE), Dennis Mota (PB), Guilherme Mendicelli (SP), Márcio Bizerril (PB), Bruno Brito (SP), Eliana Chaves (AM), Walfredo de Brito (PB) e Guataçara Monteiro (SP), que já expôs em diferentes regiões do Brasil, assim como na França e EUA.

 

 

“Muitos de nós nunca visitamos uma galeria ou tivemos contato mais próximo com a arte. Vamos ganhar culturalmente e também economicamente, porque vamos atrair ainda mais turistas, estimulando a economia sustentável de nossa comunidade”, afirmou Luciana Balbino.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa