Jornalistas especializados em Moda vêm acompanhar, em João Pessoa, desfile da coleção de renda renascença

Destaque Paraíba

Para acompanhar o desfile da Coleção #SomosTODOSParaíba, que vai ser realizado na próxima quarta-feira (29) dentro da programação do 31ª Salão do Artesanato da Paraíba, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) convidou jornalistas especializados em moda para fazer a cobertura do evento.

Estão na capital paraibana a jornalista, blogueira e apresentadora da TV Cultura (SP), Paula Bedran; a cinegrafista Danyelle Gonçalves e o editor de Moda da Revista Ela/O Globo (RJ), Eduardo Vanini. O desfile da coleção #SomosTODOSParaíba é resultado das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga com  as rendeiras do Cariri paraibano em novembro do ano passado.

O evento vai ser realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, e contará com a participação especial da cantora Sandra Belê, que será a responsável pela trilha sonora do desfile. Nascida em Zabelê, no Cariri paraibano, a artista tem forte ligação com a renda renascença, já que é filha de rendeira.

A coleção #SomosTODOSParaíba é inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares, e traz o trabalho de 35 rendeiras dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

As oficinas ministradas por Ronaldo Fraga, que vai estar presente ao evento, são parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que desde que assumiu em 2011 vem apoiando a vinda de jornalistas brasileiros e do exterior até a Paraíba. Para a executiva paraibana a mídia espontânea gera divulgação positiva dos atrativos turísticos do estado junto ao  público leitor de jornais, portais, sites e blogues, espectadores de tvs e ouvintes de rádio.

“Quando um jornalista dá o seu depoimento sobre um determinado destino turístico, ele gera credibilidade. Ele está falando com seu leitor, seu telespectador. No caso específico do desfile de quarta-feira, estaremos mostrando uma realização de artesãs paraibanas e um produto genuíno do Estado, que é a renda Renascença”, explicou a executiva paraibana.

Sustentabilidade

A jornalista e blogueira paulista Paula Bedran está na Paraíba desde a última quarta-feira (23). Além da cobertura sobre moda, a blogueira também acompanha projetos e ações voltadas a preservação do Meio Ambiente. Paula esteve em Mataraca, no litoral norte, onde conheceu ao rio Guajú, a trilha dos caranguejos e fez um passeio pelo rio Camaratuba. Na sexta-feira (24), Paula Bedran visitou a Reserva Ecológica Manjericão. No sábado (25), conheceu o Circuito das Nascentes, que inclui uma visita a aldeias indígenas de Baía da Traição. Ela retornou a João Pessoa no domingo (26) e participou do Festival Terroá, em Cabedelo,  onde conheceu as novas estruturas físicas da praia do Jacaré e assistiu ao pôr do Sol.

Secom Paraíba