Exuberância e emoção no desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, em João Pessoa

Destaque Paraíba

A emoção tomou conta na noite desta quarta-feira (30) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, durante o desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, resultado de oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga a rendeiras do Cariri paraibano no ano passado. Talvez a trilha sonora preparada pela cantora Sandra Belê tivesse dado o tempero especial para tamanha grandeza que representou o momento. A cantora tem forte ligação com a renda renascença por ser filha de rendeira.

Um dos mais emocionados e entusiasmados após o desfile era o estilista Ronaldo Fraga, que destacou a satisfação de desenvolver um trabalho na Paraíba. “Nós vimos mais um traço da manifestação da cultura brasileira, de um Brasil feito à mão, da música paraibana, da moda, do saber e fazer tradicional e é nesse lugar que o Brasil vai fazer uma revolução. A cultura é muito mais que educação e geração de emprego e renda porque ela apropria e orgulha quem a faz. Eu costumo dizer que o amálgama da cultura brasileira é o Nordeste e o amálgama da cultura brasileira no Nordeste é a Paraíba”, comentou.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, também se mostrou eufórico com o desfile e comemorou o sucesso do evento, resaltando o esforço do Governo do Estado para garantir a qualificação da produção das rendeiras paraibanas. “É uma satisfação muito grande realçar o que já existe na Paraíba, que é a beleza da renda renascença e os trabalhos das rendeiras do Cariri, juntando a genialidade de Ronaldo Fraga e o traço fantástico de Flávio Tavares, que emocionaram a todos que acompanharam o desfile, permitindo que a renda renascença do nosso Estado seja reconhecida nacionalmente”, frisou.

O artista plástico Flávio Tavares também destacou a importância do evento e a satisfação de fazer parte da história da coleção #SomosTODOSParaíba. “Um nome como Ronaldo Fraga abre as portas para o mundo, é um homem de uma capacidade estupenda, que pegou a influência dos meus desenhos e transformou, juntamente com as mãos de fadas das rendeiras do Cariri. Eu não esperava nunca que minha obra terminasse servindo de inspiração para ele e me sinto como se já fosse a comemoração do meu aniversário, já que faço 70 anos no próximo mês”, relatou.

O evento integra a programação do 31° Salão do Artesanato da Paraíba. Na ocasião, também aconteceu a assinatura do protocolo de intenções para a instalação do Centro de Referência do Artesanato do Cariri, com sede no município de Monteiro. “O Salão do Artesanato de João Pessoa já bateu todos os recordes de vendas e a gente sabe que esses investimentos permitem o crescimento do nosso artesanato, gerando emprego e renda. O espaço de vendas que será aberto em Monteiro, em parceria com a prefeitura, por exemplo, agrega um conjunto de valores importantes para o segmento”, acrescentou o governador.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que o funcionamento do Centro de Referência do Artesanato do Cariri na cidade “é uma ação que fomenta a cultura e valoriza o artesanato da nossa cidade e da região, impulsionando a economia local, ampliando a cadeia de emprego e aumentando a renda da população”, disse.

O desfile da coleção #SomosTODOSParaíba teve a produção de Haendel Melo e também contou com a parceria do Sebrae, Sereia Praia e a Prefeitura Municipal de Monteiro.

Redação com Secom-PB – Fotos: Beth Espínola e Francisco França