Chef Walter Ulysses estreia coluna de Gastronomia no Jornal A União, neste domingo

Cotidiano Elizabeth Espinola

Marmita é um objeto que todos logo remetem a comida, seja almoço ou jantar, de um trabalhador, seja braçal ou uma secretária. Mas, e ‘Marmitando’, o que se pode imaginar que seja… Pois bem, se você continuou pensando em comida, acertou. E poderá conhecer as melhores formas de cozinhar lendo, a partir de agora, a coluna ‘Marmitando’, que será assinada pelo chef de cozinha Walter Ulysses, Waltinho para os mais íntimos, a partir deste domingo (02) no Jornal A União.

Waltinho, assim como você, fala com propriedade quando a gente pensa que dentro de uma marmita sempre tem arroz, feijão, bife ou ovo, e salada. Pode até colocar uma batatinha. Mas a proposta do chef de cozinha paraibano é tornar, talvez, também o cardápio da marmita do dia a dia um ritual que começa com dom para cozinhar, mas, sobretudo, o estudo e a criatividade, essa, que o chef tem de sobra.

O chef colunista explicou que a ideia da coluna é enaltecer ainda mais a gastronomia paraibana, com toques e elementos da terra, fazendo um resgate da memória afetiva, procurando histórias e dando nomes aos personagens. Mas não é só isso. Waltinho pretende trabalhar com informações de lançamentos, inaugurações e falar dos pratos daqui e de fora, inclusive, não vai poupar ninguém de críticas ou comentários. E estará aberto a também receber críticas.

E para que os leitores conheçam o chef, nessa primeira edição da coluna, ele dedicará para fazer a sua apresentação, abrindo o baú e o coração para que todos comecem a lhe conhecer de alma e fogão. “Farei um resgate da memória afetiva, retornando à minha infância, mostrando de onde vim e para onde pretendo chegar”.

O currículo de Waltinho é longo, mas vamos citar algumas de suas muitas experiências. Tem formação no Curso de Gastronomia pelo antigo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa Lynaldo Cavalcanti, em João Pessoa; passagem por diversos restaurantes mundo afora, como Itália, Holanda e Espanha; e Especialização e Mestrado pela Le Scuole di Cucina di Madrid, na Espanha.

Não pense que Waltinho está entrando na mídia de gaiato. Na terrinha, já atuou como apresentador de programas do segmento, assim como em emissoras de rádio. Também tem tempo de sobra para fazer consultorias e ainda criou o projeto ‘Sextou’, onde os internautas podem conhecer receitas bastante práticas e ligeirinhas de se fazer. A coluna nas redes sociais é apresentada todas as sextas-feiras no IGVT pessoal dele. Então, vamos degustar mais essa experiência de Waltinho…

Beth Espínola