Embratur e turistas reforçam a importância do Tambaú Hotel como atrativo turístic0 da Paraíba

Destaque Paraíba

Muito tem se falado e especulado após a notícia do leilão do Tambaú Hotel, em João Pessoa, de que o empreendimento hoteleiro corre o risco de ser fechado. O leilão deverá acontecer em duas praças no Sindicato dos Leiloeiros do Rio de Janeiro, por determinação da Justiça do Rio de Janeiro. A primeira será realizada no dia 4 de março, com lance inicial de R$ 131,9 milhões, e a segunda, caso não haja arremate, no dia 26 de março, com lance inicial de R$ 65,980 milhões.

A realização do leilão, determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal a “continuação” das atividades da Companhia Tropical de Hotéis, já que a justiça entende a importância do empreendimento para a economia da cidade de João Pessoa, com a manutenção de centenas de empregos diretos e indiretos. A sentença está respaldada a um estudo de viabilidade econômica do hotel.

Por outro lado, dois momentos reafirmam a importância do leilão para a continuidade sustentável do Tambaú Hotel. Na Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha, promovida no final de janeiro deste ano, por escolha do Governo Federal, o espaço reservado para a divulgação do Destino Paraíba, de responsabilidade de PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), no estande da Embratur, teve como destaque uma foto aérea do Tambaú Hotel, demonstrado a importância dele para a divulgação da Paraíba, de tabela, o Brasil.

“A escolha foi de total responsabilidade do pessoal da Embratur”, enfatizou a presidente da PBTur, Ruth Avelino, que participou do evento, que reuniu mais de 120 mil pessoas, entre profissionais do turismo e público final durante cinco dias de feira.

Outro dado interessante, diz respeito à pesquisa divulgada pela Federação do Comércio da Paraíba – 15ª edição da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Inpes (Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba). No item lugares mais visitados pelos turistas, o Tambaú Hotel ficou em sétimo lugar, com 23,42% das citações, à frente de roteiros consagrados como as Piscinas Naturais do Seixas (21,73%) e Areia Vermelha (19,83%). Atrás de roteiros como Mercado de Artesanato Paraibano (49,79%), que liderou, Feirinha de Tambaú (43,0%), Farol do Cabo Branco (32,49%), Parque Solon de Lucena (Lagoa) (30,17%) e Centro Histórico de João Pessoa (25,95%).

O Tambaú Hotel foi inaugurado no ano de 1971, três anos antes do marco regulatório que passou a restringir a construção de imóveis em área de Marinha. O equipamento leva a assinatura do arquiteto Sérgio Bernardes que, na época, desenhou um grande anel, instalando dois pisos com rampas panorâmicas. É considerada uma das maiores obras primas da época, que vem sendo case ainda nos dias atuais, pelo arrojo e pela ousadia. O equipamento está instalado em uma área de 18.009,05m.

Fábio Cardoso