Navio Costa Smeralda, da Costa Cruzeiros, inaugura a experiência gastronômica LAB Restaurante

Cotidiano

A Costa Cruzeiros coloca a alimentação no centro de sua estratégia de desenvolvimento sustentável e consumo responsável. Seguindo esse caminho, a companhia marítima já realiza o programa 4GOODFOOD, que visa reduzir o desperdício de alimentos em 50% até o final deste ano – dez anos antes da data estabelecida na Agenda 2030 da ONU; e agora anuncia um projeto inovador pela valorização do alimento: o LAB Restaurante (Laboratório do Sabor) a bordo do flagship Costa Smeralda.

Em conjunto com a Universidade de Ciências Gastronômicas, o novo restaurante é o resultado de uma experiência que combina educação e entretenimento. O LAB Restaurante é o primeiro ambiente em um navio de cruzeiro onde os hóspedes podem expressar sua criatividade na cozinha, interagir com os chefs de cozinha da Costa a bordo, e ainda aprender sobre os conceitos de sustentabilidade alimentar, valor da alimentação e consumo responsável.

As atividades propostas no LAB Restaurante permitem aos hóspedes não apenas aprender truques e técnicas de culinária, mas também como escolher alimentos de boa qualidade; como minimizar o desperdício durante a preparação e entender a importância do aprendizado compartilhando a experiência com outras pessoas. O LAB Restaurante também dá a oportunidade para a companhia fortalecer sua relação com os destinados visitados pelo Costa Smeralda, criando ações com as comunidades dos portos de escala.

O LAB Restaurante possui 24 estações de cozinha e 48 lugares para as atividades de degustação dos alimentos. Além disso, o restaurante conta com um sistema de gravação de vídeo para filmar e transmitir as performances ao vivo. Enquanto os chefs de bordo fornecem suporte técnico aos participantes; os especialistas em alimentos têm a tarefa de entreter os convidados e informar sobre sustentabilidade alimentar. Para desfrutar da experiência no LAB Restaurante é preciso fazer reserva.

As atividades oferecidas no LAB Restaurante incluem:

Caixa misteriosa
Neste jogo, os participantes simulam uma compra e preparam uma refeição para testar seus conhecimentos sobre sustentabilidade dos alimentos e qualidade nutricional. Pequenas dificuldades tornam a atividade mais interessante. A competição fornece ferramentas para o hóspede avaliar a compra que está fazendo e o modo de preparo dos alimentos, levando em consideração a saúde (perfil sensorial e nutricional) e o meio ambiente (reduzindo o desperdício e valorizando os produtos sazonais de origem local). O compartilhamento de algumas técnicas fáceis de cozinha transforma a experiência em um desafio particular: melhorar o desempenho na cozinha e assim impactar positivamente o planeta.

Gourmet em 1-2-3
A atividade é dividida em duas seções: a primeira visa repassar os conhecimentos necessários para reconhecer e aprender sobre os atributos sensoriais do vinho, do queijo e de carnes curadas. Após treinar os sentidos, os participantes estão prontos para enfrentar um desafio que estimula a busca pela combinação perfeita.

Cozinha do chef
A proposta é fazer o hóspede tornar-se parte do time da cozinha de um navio e experimentar a alegria de compartilhar e trabalhar em equipe, sendo o criador de seu próprio prato. A atividade envolve concordar com o cardápio e preparar o jantar gourmet para ser degustado mais tarde com o apoio de um chef Costa. Divididos em equipes, os participantes estão livres para alterar algum ingrediente e decidir criativamente como a comida será apresentada.

Atividade familiar
O LAB Restaurante tem como objetivo proporcionar às famílias a oportunidade de passar mais tempo juntos, aprendendo e compartilhando experiências por meio da culinária. Crianças de todas as idades podem preparar seus próprios lanches da tarde junto aos pais. Sob a orientação de um chef, as crianças irão descobrir os aromas e as matérias-primas de diversos alimentos como farinhas, aditivos e açúcar.

Cake Design
A experiência de design do bolo é composta por três etapas: mistura básica, recheio e decoração. O viajante aprende a selecionar os ingredientes e seguir procedimentos para garantir a ingestão nutricional correta. Informações técnicas sobre como criar a receita corretamente e o compartilhamento de pequenos truques de culinária irão permitir a substituição de preparações artificiais por ingredientes sustentáveis e nutritivos. Em seguida, o hóspede enfrenta o desafio de criar o bolo decorado que será julgado com base em três critérios: estética, sabor e sustentabilidade.

Porta-Voz Comunicação