Blocos do Folia de Rua colocam uma multidão na Via Folia, em João Pessoa

Destaque Eventos

Com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Folia de Rua, que integra a programação do Carnaval de Boa da Capital, mais uma vez arrastou uma multidão de foliões pelo circuito Via Folia. Neste sábado (15), foi a vez dos desfiles do Bloco dos Atletas Cocobambu, puxado pelo cantor e compositor baiano Durval Lelys, e Banho de Cheiro, que teve Gil Mendes, Nagibe e DJ Claudinho. As atrações percorrerem mais de dois quilômetros, seguindo da Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, provando que as prévias carnavalescas de João Pessoa estão entre as mais animadas do país.

Referência no Carnaval e em micaretas, Durval Lelys estava há 15 anos sem cantar em João Pessoa. A volta foi em grande estilo e parece ter conseguido matar a saudade do público pessoense, tamanha a empatia do músico com os foliões, numa química que contagiou quem acompanhou o desfile do Bloco dos Atletas Cocobambu até o fim. Sucessos de sua carreira solo e com a banda Asa de Águia foram cantados com euforia.  “Não Tem Lua”, “Cocobambu”, “Com Amor”, Tô à Toa”, “Pra Lá de Bragadá”, entre outras composições ecoaram pela avenida que Durval fez questão de registrar como um momento marcante da sua trajetória. “Muito especial. Incrível voltar aqui depois desse tempo e poder viver uma noite dessa junto dessa galera. Quero agradecer a todos os parceiros, a Prefeitura de João Pessoa”, disse.

A principal marca desse Folia de Rua tem sido a participação dos foliões em massa durante os desfiles e shows, desde a abertura na última quinta-feira (13), no Ponto de cem Réis, até este sábado (15). Outra característica tem sido a tranquilidade, foliões dos blocos oficiais e foliões da chamada ‘pipoca’ garantem que a festa está bastante segura e que se sentem à vontade para se divertir. Ramon Lucena, por exemplo, é do Ceará, veio para a Capital paraibana para visitar parentes e aproveitou para conhecer o Folia de Rua. “Eu que gosto de micaretas, já fui em muitas. Posso dizer que aqui em João Pessoa é uma das ou senão a mais tranquila. Não vi nenhum tumulto, me sinto bem seguro curtindo aqui”, disse o folião que desfilou pelo Bloco dos Atletas Cocobambu.

Já Ana Thaís de Lima é de João Pessoa e está acostumada a curtir as prévias carnavalescas da Capital. Acompanhada da mãe e uma amiga ela também ressaltou a tranquilidade como uma das principais características do Folia de Rua deste ano. “Ontem eu vim apenas com a minha amiga, mas hoje eu trouxe a minha mãe também que queria vir e eu achei que não teria nenhum problema. De fato, está bem tranquilo, acho que as pessoas estão vindo com espírito de curtir mesmo e a organização também está sendo muito boa”, pontuou a foliã.

No quesito segurança a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está dando suporte ao evento com a Guarda Municipal, que está atuando com 120 guardas por dia de evento, com o suporte de 15 motocicletas, 10 viaturas e 1 ônibus de vídeo monitoramento em ponto estratégico, para fazer as imagens do corredor da folia. “Além desse apoio aos foliões, a Guarda também está com efetivo nos principais pontos de atendimento do município, como UPAs, e nos locais de grande fluxo de pessoas, como terminal de integração”, disse o comandante da Guarda Municipal, Diogo Guedes.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também está disponibilizando o serviço de outras secretarias, para atuarem nas áreas de saúde, ordenamento urbano e mobilidade urbana. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por exemplo, fez o cadastro de 326 comerciantes informais para trabalhar não só durante o Folia de Rua como no Carnaval Tradição e do Centro Histórico.Um total de 122 servidores foram mobilizados para trabalhar durante os festejos. Já no quesito prevenção a Secretaria Municipal de Saúde (Sms) está com a campanha “Com camisinha a folia é só alegria”, com a distribuição de preservativos e orientações para os foliões.

Secom João Pessoa