Governador da Paraíba anuncia parceria com a UFPB para construção do Memorial Mestre Sivuca

Destaque Paraíba

O governador João Azevêdo anunciou nesta quinta-feira (27), durante visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa, que será firmada uma parceria entre o Governo do Estado e a instituição de ensino para a construção do Memorial Mestre Sivuca. A parceria é considerada uma das maiores ações dentro das comemorações do Ano Cultural Mestre Sivuca, instituído por decreto pelo Governo do Estado para lembrar os 90 anos de nascimento do artista paraibano.

As ações do Ano Cultural Mestre Sivuca vão mobilizar toda a comunidade estudantil da Rede Estadual de Ensino, além de professores e servidores e a comunidade circunvizinha. Já nos eventos promovidos pelo Governo do Estado, a exemplo de shows, concertos e seminários, deverá ser divulgado ainda mais o legado deixado por Sivuca.

Na ocasião, João Azevêdo destacou que a construção do Memorial Mestre Sivuca, além de outras ações do Governo do Estado dentro do Ano Cultural, representa o respeito pelo legado deixado por Sivuca. “Quando nós podemos reconhecer o trabalho de um artista, reconhecer o trabalho de um homem que divulgou a nossa música, o nosso Estado, a nossa terra para o mundo todo, isso demonstra o respeito de uma geração por quem já passou. E é assim: se nós não preservarmos a nossa história, nós não saberemos contar a nossa história”, disse.

“Temos ainda um roteiro que deverá ser seguido: a conclusão do projeto, assim como a dos projetos complementares, contemplando a parte elétrica, a parte hidráulica e, através do orçamento, viabilizarmos os recursos. O Estado se compromete a entrar com parte desses recursos, mas precisamos saber o total para ver se precisamos buscar recursos na Secretaria Especial da Cultura”, acrescentou João Azevêdo, destacando que o Governo do Estado já está em contato com a Prefeitura do município de Itabaiana, terra natal de Sivuca, para a construção de um espaço semelhante.

Já a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, falou da satisfação pela parceria firmada com o Governo do Estado para a construção do Memorial Mestre Sivuca. “O Estado designou o ano de 2020 como o ano de homenagens a Sivuca, reconhecido internacionalmente, e nada mais justo do que viabilizar ações neste sentido. O governador João Azevêdo tem sido muito sensível em fazer essa parceria, pelo entendimento que tem da importância desse memorial. É com imensa satisfação que recebemos essa parceria”, comentou.

Mais perto da realidade – A compositora e viúva de Sivuca, Glória Gadelha, ressaltou que a parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba para a construção do Memorial Mestre Sivuca deixa a família do músico paraibano, de renome internacional, mais perto do sonho alimentado há décadas. “Há 45 anos eu venho formando esse acervo, arquivos que fui juntando. E graças a Deus temos essa luz no túnel, que é a parceria da participação do Estado com a Universidade Federal da Paraíba na concretização desse sonho. E eu pude sentir que o governador está muito entusiasmado. É uma alegria imensa”, afirmou.

Quando estiver concluído, o Museu Memorial Mestre Sivuca vai abrigar um acervo de um valor inestimável, garante Glória Gadelha: “São peças maravilhosas, partituras, troféus, placas, medalhas, títulos, instrumentos, 42 anos de jornais, shows pelo mundo”, enumerou, lembrando que existem composições inéditas e momentos do artista que só os parentes conhecem até então.

Participaram ainda da visita do governador João Azevêdo à Universidade Federal da Paraíba o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, David Fernandes, além do arquiteto responsável pelo projeto, Claudino Lins.

Secom Paraíba